Inicial > Notícias > Em etapa da revitalização, fachada da...

Notícias

21/05/2024 22/05/2024 11h40m

Em etapa da revitalização, fachada da Gare da Viação Férrea começa a ser pintada


Neste momento, a frente do sobrado e os fundos dos pavilhões 1 e 3 já receberam a pintura em tom avermelhado

A obra de revitalização da Gare da Viação Férrea, realizada pela Prefeitura de Santa Maria, entrou na fase de pintura externa. Nos últimos dias, a fachada do sobrado recebeu as cores que serão utilizadas para trazer mais vida à edificação. O tom avermelhado também já foi aplicado na parte dos fundos dos pavilhões 1 e 3. Além da alvenaria, as mais de 70 esquadrias restauradas, entre portas e janelas, estão sendo pintadas de branco.

De acordo com a arquiteta Franciele Bombana, da Versalhes Incorporação e Construção Ltda, empresa vencedora da licitação, os trabalhos realizados recentemente englobam o lixamento dos assoalhos e o polimento do piso em granitina do sobrado. Em uma das salas do pavilhão 3, houve a recomposição do piso em parquet.

“Os pavilhões 1 e 3 estão em fase de acabamento. Então, devem ser os primeiros a ficarem prontos. Na sequência avançaremos ao 2 e 4”, diz a arquiteta.

Ainda segundo Franciele, a empresa aguarda a chegada de madeiras para concluir a cobertura da plataforma de passageiros. Onde o serviço foi realizado, fiações elétricas e tubulações já estão finalizadas. No conhecido Largo da Gare, estão previstas instalações de bancos, floreiras e lixeiras.

INTERIOR DA EDIFICAÇÃO

A parte interna da Gare também está sendo pintada. Para tentar descobrir como o local era ao longo dos anos, o restaurador Társis Gradaschi, do município de Canoas, realizou uma avaliação da pintura. O trabalho consistiu na extração cuidadosa da camada exposta das paredes a fim de identificar a primeira pintura até a mais recente. Este serviço é chamado de janela de prospecção.

Para a extração, foram utilizados equipamentos como bisturi com diferentes formatos de lâminas, microscópico digital, espátula, lanterna, escova e pincel. Assim, foi possível verificar a existência de suporte em argamassa e massa niveladora antes da primeira camada de tinta. A averiguação foi realizada em quatro locais da Gare e, em um deles, em escala maior, levou mais de quatro horas para ser finalizada. A conclusão é que a primeira cor utilizada era em tom alaranjado. A degradação resultante da umidade fez com que a tinta perdesse pigmentação, ficando amarelada em alguns pontos. Outras cores encontradas são verde, cinza claro e cinza escuro.

A OBRA

A obra está sendo realizada pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora do processo licitatório. O custo total da obra é de R$ 5.549.852,20.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Marcelo Oliveira (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial