Inicial > Notícias > Além de noites de recepção na...

Notícias

16/02/2024 06/03/2024 15h53m

Além de noites de recepção na Gare, Calourada 2024 terá ações sociais, descentralizadas e de acolhimento


Primeira edição deste ano vai contar com programação paralela em escolas e com uma recepção também aos professores

Santa Maria conhece na tarde desta sexta-feira (16) os novos alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o listão dos aprovados previsto para ser divulgado às 15h. Mas a Prefeitura já prepara há dias a Calourada 2024. E esta edição vem com novidades. Além de fazer a recepção dos calouros, o Executivo Municipal, em parceria com a UFSM, o Diretório Central do Estudantes (DCE) e a Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), alinha o evento dos dias 9 a 14 de março, na Gare da Viação Férrea e em outros pontos da cidade.

“A Prefeitura sempre tomou iniciativa de garantir que a Calourada seja um evento que permita a festa dos estudantes, mas que acima de tudo leve segurança a quem participa dele. E não será diferente nesta edição. Teremos um ambiente de celebração, muito animado, onde os calouros terão as forças de segurança pública de prontidão. Então, estamos novamente reforçando nosso compromisso em prezar pelo lazer e diversão dos jovens, esse ano com um adicional na programação que será voltado também a professores e familiares, justamente por compreendermos as proporções desta festa para Santa Maria”, destaca o vice-prefeito, Rodrigo Decimo.

Uma das novidades é a pré-calourada com atividades no final de semana anterior aos dias de celebração, também na Gare. O “Pode Chegar” será em 9 de março (sábado), das 10h às 18h,  e consiste em acolhimento aos estudantes e familiares. No dia, haverá apresentações de serviços para facilitar a rotina em Santa Maria, como o passo a passo para fazer o cartão do estudante para o transporte público e como recarregar o mesmo, informações sobre locação de imóveis, apresentação das instituições de Ensino Superior e os cursos que ofertam, serviços bancários e de planos de saúde, entre outros.

No mesmo final de semana também ocorre a “Professorada”, atividades de acolhimento aos professores, que ocorre a partir das 7h30min, com uma rústica, e das 10h às 20h com outras atrações. A ideia é fazer a recepção dos educadores com programação artística cultural, também na Gare. Ambas as iniciativas contam com apoio da UFSM e do DCE.

A secretária adjunta de Cultura, Fabrise Muller, aponta mais detalhes do que os visitantes poderão encontrar no Pode Chegar, na Professorada e na Calourada.

“O evento inicia em 9 de março, na Gare, com a acolhida aos estudantes e familiares. Das 10h às 18h, além de shows, praça de alimentação, uma série de serviços e informações serão ofertados aos alunos que estão vindo morar na cidade ou que já residem aqui. No domingo, dia 10, é a vez de reunir os professores, para confraternizar, com mateada, evento esportivo e música. A festa de recepção dos calouros, terá duração de quatro dias, começando na segunda-feira, dia 11. Sempre com início às 19h, as quatro noites contarão com a participação de DJs e show principal. Cada detalhe está sendo cuidadosamente pensado, pois a expectativa de público é em torno de 15 mil pessoas por noite”, esclarece Fabrise.

PROGRAMAÇÃO MAIS AMPLA

A Calourada 2024 também prevê uma programação paralela com ações sociais e descentralizadas. Esta iniciativa ocorre em escolas dos bairros de Santa Maria, com oficinas, palestras e shows. O público-alvo desta novidade são os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que já poderão conhecer mais sobre os cursos ofertados pelas instituições de Ensino Superior da cidade, bem como os processos seletivos para ingresso em uma graduação.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial