Inicial > Notícias > Prefeitura começa a troca de contêineres...

Notícias

05/02/2024 06/02/2024 14h52m

Prefeitura começa a troca de contêineres pela Rua Venâncio Aires, com os serviços seguindo nos próximos dias


A cidade vai receber 630 novos itens, que são completamente vedados, com sistema de amortecimento para redução de barulho, tanto na tampa quanto no pedal

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, começou, nesta segunda-feira (5), a substituição gradativa de 630 contêineres de coleta de resíduos da cidade, pelos itens da Rua Venâncio Aires, a partir da Avenida Liberdade. A coleta conteinerizada em Santa Maria é um serviço prestado pela empresa Cone Sul Soluções Ambientais, de Santa Cruz do Sul, vencedora da licitação.

A troca dos itens será gradual, a partir de um cronograma elaborado pela pasta municipal, e começa pela região central da cidade. A estimativa é que todos os contêineres do Município sejam trocas em dois meses.

Conforme o superintendente de Serviços Públicos de Saneamento, Ivan Nazaroff, a substituição é prevista porque os contêineres utilizados em Santa Maria são originários do contrato de 2016 e não estão mais em condições de uso. Ele explica que os novos itens são completamente vedados, para que não exalem odor dos resíduos, e com sistema de amortecimento para redução de barulho, tanto na tampa quanto no pedal.

Sobre o investimento, Nazaroff pontua que o recurso para a substituição dos contêineres está incluído no custo mensal do contrato, como amortização. Então, não há investimento específico do Município para essa troca, pois já está inclusa na taxa de coleta de resíduos paga pelo contribuinte.

CRONOGRAMA

Após a conclusão do serviço na Rua Venâncio Aires, as equipes devem atuar nas ruas dos Andradas, Doutor Bozano, do Acampamento e Avenida Rio Branco. A previsão é depois seguir pelas avenidas Presidente Vargas, Ângelo Bolson, Dores e Medianeira. Após, as equipes vão trabalhar na substituição dos itens nos demais bairros.

Além da troca de contêineres, a Cone Sul Soluções Ambientais também vai renovar a frota de caminhões utilizados no serviço de coleta de resíduos, de limpeza e de manutenção destes itens. E a empresa transportará os resíduos até o destino final, que é o aterro sanitário.

EMPRESA RESPONSÁVEL

A empresa Cone Sul Soluções Ambientais, de Santa Cruz do Sul, venceu a licitação e é responsável pela coleta de resíduos em contêineres de Santa Maria. O contrato começa em 23 de fevereiro de 2024. O Executivo vai investir mais de R$ 10 milhões ao ano para a coleta dos resíduos domiciliares dos contêineres, sendo cerca de R$ 852 mil mensalmente.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial