Inicial > Notícias > Prefeitura lança ferramenta online para facilitar...

Notícias

29/12/2023 29/12/2023 16h10m

Prefeitura lança ferramenta online para facilitar informações sobre o local de sepultamento de entes queridos


O sistema tem informações dos cemitérios Ecumênico Municipal, Pau-a-Pique, Jardim da Saudade e Campestre

A Prefeitura, por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Inovação e Tecnologia da Informação, lançou uma nova ferramenta para auxiliar a população com informações sobre o local de sepultamento de familiares e demais nos cemitérios públicos. Agora, os cidadãos não precisam mais ligar ou ir até a pasta de Infraestrutura e Serviços Públicos para ter acesso a estes dados. Basta acessar o site da Prefeitura.

A ferramenta está disponível na aba de Serviços Online, na área Serviços Gerais. Ao clicar em “Consulta de Local de Sepultamento”, a pessoa deve informar o nome do falecido e a data do sepultamento.

“Estamos no processo de informatização de todas estas informações que, antes, eram armazenadas em outro servidor desatualizado. Este processo vai levar um tempo, mas, ainda assim, vai ser um facilitador para quem quiser saber sobre o local de sepultamentos de seus entes queridos. Por ora, pedimos paciência caso alguém faça a pesquisa online e não encontre os dados do falecido, pois pode ser que ainda não estejam neste novo servidor”, esclarece a secretária adjunta de Inovação e Tecnologia da Informação, Fernanda Ferreira.

O sistema tem informações dos cemitérios Ecumênico Municipal, Pau-a-Pique, Jardim da Saudade e Campestre. No site, também é possível verificar a situação de taxas e tempo de sepultamento, para saber quando é necessário remover os restos mortais.

A Prefeitura ressalta que transcorrido 3 anos da data do sepultamento nas carneiras, o responsável fiscal poderá solicitar a exumação dos restos mortais, sendo que o tempo máximo de permanência na carneira é de até 5 anos mediante renovação anual. Após esse período, não havendo manifestação do responsável, a Prefeitura poderá realizar a exumação e colocar em Ossário Coletivo.

Quem não tem acesso à internet pode solicitar estas informações direto no escritório das capelas mortuárias, localizado na Avenida Liberdade, s/n, das de segunda a sexta-feira, 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. Ou pelo telefone (55) 3174-1566 - opção 3, e apenas por mensagem de WhatsApp (55) 99110-5881.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial