Inicial > Notícias > Celebração marca o início das obras...

Notícias

08/12/2023 11/12/2023 09h01m

Celebração marca o início das obras do empreendimento Maria com Amor, nesta sexta-feira (8)


Obra que estava abandonada há 50 anos será retomada por construtora; local terá 298 apartamentos no modelo estúdio

O prédio Galeria Rio Branco, agora denominado Maria com Amor, teve sua obra iniciada com a realização de um ato simbólico em frente ao empreendimento, na Avenida Rio Branco, na manhã desta sexta-feira (8), feriado municipal de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, participaram do evento que celebrou a retomada da obra que esteve parada por 50 anos até a venda do prédio à Construtora Jobim, em maio deste ano.

“O que a Prefeitura de Santa Maria fez, poucos municípios que já passaram por esse tipo de problema conseguiram fazer: dar destino a obras abandonadas há décadas. É um feito que nos orgulha grandemente e que vai trazer desenvolvimento para esta região no Centro da cidade”, avalia Pozzobom.

O empreendimento Maria com Amor fica localizado na Avenida Rio Branco, tida como a “espinha dorsal” do Distrito Criativo Centro-Gare. Conforme Decimo, que também é o coordenador executivo da iniciativa que busca a revitalização do Centro Histórico de Santa Maria, a conclusão desta obra vai se somar às demais ações que já estão em curso:

“O território do Distrito Criativo está cada vez mais coeso. Com a finalização da Gare da Viação Férrea, da Praça Saldanha Marinho e do Clube dos Ferroviários, teremos os principais pontos revitalizados que, assim, como o Maria com Amor, vão movimentar a vida das pessoas no Centro Histórico. Agitação que acompanha quem vai ao trabalho, quem mora e quem sai para se divertir naquela área”.

Antes da palavra ser passada aos representantes da Construtora Jobim e às autoridades presentes, uma celebração eucarística foi ministrada pelo padre Celito Moro.

MARIA COM AMOR

Serão 298 apartamentos no estilo estúdio e cerca de 20 lojas na galeria do térreo, que vai ligar a avenida à Rua Dr. Francisco Mariano da Rocha. Nas áreas de uso compartilhado haverá rooftop com piscina, espaço gourmet, sala de jogos, espaço fitness, lavanderia, loja de conveniência 24 horas, capela e restaurante. O terreno mede 15,50 metros de frente por 53,50 metros de extensão de frente ao fundo, e a edificação será composta por duas torres, de 16 andares. Na área externa do prédio, ainda serão feitos quatro murais pelo artista Juliano Lopes. São eles: Virgem Maria; três arcanjos; Ipê roxo; Avenida Rio Branco, Gare da Viação Férrea e Vila Belga. 

“Este é o lançamento mais aguardado pela Construtora Jobim e também o mais prestigiado. Escolhemos um modelo moderno, com estúdios, o que já vem sendo feito nos grandes centros do Brasil e do Mundo. Isso mostra como Santa Maria está se atualizando a este cenário da construção civil e da habitação”, comentou o diretor da Construtora Jobim, Gustavo Jobim.

HISTÓRICO DO PRÉDIO

O prédio começou a ser construído na década de 1960, mas a construção foi interrompida há 53 anos, em 1970, tendo sido alvo do processo de arrecadação pelo Município de Santa Maria. Em 2017, a Prefeitura declarou o imóvel vago, por abandono, e determinou a arrecadação, a incorporação e a transferência ao patrimônio do Município.

Depois de realizar um laudo estrutural da obra, o Executivo Municipal lançou, em março de 2023, um edital de licitação para a venda do imóvel. Dois meses depois, a Construtora Jobim, de Santa Maria, é anunciada como vencedora da licitação, com oferta de preço de R$ 2,948 milhões.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: João Alves (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial