Inicial > Notícias > Centro de inovação e empreendedorismo criativo,...

Notícias

22/11/2023 23/11/2023 17h46m

Centro de inovação e empreendedorismo criativo, EduTech é entregue pela Prefeitura para alunos da RME


Espaço integrado e dinâmico ocupa três andares do Mercado da Vila Belga, no Distrito Criativo Centro-Gare, e possibilitará aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) uma formação complementar ao que ocorre nas escolas

Santa Maria recebe um espaço voltado ao diálogo sobre o uso de tecnologias e a busca da resolução de problemas, o EduTech - Centro Municipal de Inovação e Empreendedorismo Criativo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, realizou a inauguração do local na tarde desta quarta-feira (22). O ambiente integrado e dinâmico ocupa três andares no Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2.038), no Distrito Criativo Centro-Gare, no Centro, e possibilitará aos estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) uma formação complementar ao que ocorre nas escolas.

O EduTech é um espaço voltado para o desenvolvimento integral dos estudantes da RME de Santa Maria. Nele serão oferecidos cursos que vão se valer da curiosidade deste público para desenvolver a criatividade, a pesquisa, a resiliência, etc. Tudo isso com o fomento ao uso da tecnologia.

O espaço, nos três andares do Mercado da Vila Belga, dispõe de seis salas de aula mobiliadas e dois estúdios (um para captação de vídeo e outro para a captação e transmissão de áudio/podcast). O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), da Secretaria de Educação, também passa a integrar o espaço, ocupando todo o segundo andar do prédio, onde serão oferecidos cursos de formação tecnológica. No terceiro andar há um auditório para 80 pessoas e um terraço com uma vista da Gare e dos morros do entorno de Santa Maria.

A inauguração do EduTech contou com a apresentação musical do Grupo Atoque, formado por alunos da Escola Municipal Pinheiro Machado e da Estação dos Ventos. Os convidados foram recepcionados pelos artistas da Cia Armazém. Na oportunidade, o prefeito Jorge Pozzobom destacou que o cuidado e a atenção com a educação são prioridades no Município.

“É um orgulho ter o nosso vice-prefeito, Rodrigo, trabalhando ao meu lado. Ele capitaneou todo esse projeto do EduTech. Educação é prioridade absoluta para nós. Procuramos sempre a inovação, e a educação e a cultura não caminham sozinhas. Este espaço é muito bacana, foi feito com muito amor e carinho para beneficiar os alunos da Rede Municipal de Ensino (RME). Parabéns ao EduTech”, disse Pozzobom.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo lembrou a importância das secretarias de Cultura e de Educação ocuparem o prédio do Mercado da Vila Belga.

“A partir de hoje temos o EduTech para fazer a diferença na vida das pessoas e dos estudantes. Obrigada pelo trabalho e empenho dos profissionais da educação para tornar o projeto uma realidade que se soma ao LabCriativo. O Distrito Criativo Centro-Gare está avançando, e isso é mérito de todos vocês que se somam ao Distrito. É um novo avanço na educação e na cultura de Santa Maria. O ano de 2023 foi muito proveitoso, com a realização de diversos eventos consolidados, vivemos um momento muito importante na nossa cidade. Sucesso para este novo espaço”, frisou o vice Rodrigo Decimo.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, estava radiante com a inauguração do ambiente e fez um agradecimento à equipe da pasta.

“Cada um nos ajuda a construir uma parte da caminhada. Destaco em especial, a Joele Schmitt Baumart e a Maritê Neocatto que fizeram milagres durante estes anos, principalmente durante a pandemia. Além do EduTech, almejávamos buscar um espaço maior para o NTEM. Fomos a São Paulo conhecer a tecnologia Maker para podermos implantar aqui. Sintam-se todos gratificados por esta conquista neste ano. Desejamos que crianças e adolescentes se sintam acolhidos quando entrarem neste ambiente inovador que vai contribuir para o crescimento pessoal e intelectual”, comemorou a secretária, Lúcia Madruga.

A coordenadora geral do EduTech, Joele Schmitt Baumart, fez a apresentação do espaço. Ela explicou que o trabalho no EduTech será desenvolvido junto a outros coordenadores de áreas, tais como coordenador de Tecnologia, coordenação pedagógica e coordenação de Projetos.

“Nossa intenção e nossas energias estão voltadas para que este seja um espaço de descobertas e possibilidades, que nossos estudantes entendam o método científico de pesquisa, os porquês matemáticos, visto a necessidade de entender matemática básica para que possam fazer bons protótipos de suas ideias nas impressoras 3D, ou nas cortadoras a laser (que vamos ter aqui). Bem como saber se portar, saber se comunicar, saber escrever de maneira correta, itens que serão estudados para elaborar um bom roteiro, etc. Além disso, a robótica abre uma outra porta imensa para essa rapaziada, assim como a possibilidade de programar e diagramar jogos online, por exemplo. Toda a oferta sempre terá como pano de fundo a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo criativo, e as temáticas trabalhadas serão oriundas dessa vertente, que vão sim subsidiar uma aprendizagem integral, fortalecendo o que é desenvolvido nas escolas”, revela Joele.

Após, o cerimonial seguiu com a apresentação musical da aluna da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet) Ana Carolina Oliveira, acompanhada da professora Jade Schneider. Na sequência, houve coreografias com alunas do Círculo Juvenil da Emaet, sob a coordenação do professor Régis D'Ávila. Participaram da inauguração as seguintes autoridades: secretária de Cultura, Rose, Carneiro; chefe de Gabinete, Alexandre Lima; equipe da Secretaria de Educação; o assessor superior, Ronie Gabbi; o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro; o vereador, Admar Pozzobom. Também estiveram presentes no ato representantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), o presidente Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Pedro Saccol, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Ronan Simioni, e o coordenador adjunto da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O EduTech

A ideia é que seja um espaço integrado, dinâmico e que possibilite aos estudantes uma formação complementar ao que ocorre nas escolas. Os fundamentos são as competências básicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que indicam a necessidade dos estudantes saírem do ensino fundamental tendo uma visão crítica, cultura digital, pensamento científico, comunicação e argumentação. Ainda, será dada a continuidade aos cursos já oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia e ofertados outros que possibilitem as intenções. A ideia é ter cursos de curta (três meses), média (seis meses) e longa (nove meses) duração, e que sejam cursos integrados, que tenham conexão. Sempre ligados à tecnologia, inovação e empreendedorismo criativo.

Quem pode participar

Os cursos serão voltados para os estudantes de anos finais da RME, 6º a 9º e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além deles, também serão disponibilizados percursos formativos para os professores e gestores da RME.

Como se inscrever

Os cursos serão oferecidos via site e divulgados nas escolas a partir de abril de 2024. Os estudantes poderão se inscrever no curso que tiverem interesse, até o limite das vagas. A ideia é ofertar cursos que possibilitem conhecimentos desde programação, robótica, criação/captação e edição de material áudio/visual, aluno monitor, entre outros tantos.

Localização

O EduTech, assim como o LabCriativo, estão localizados no Mercado da Vila Belga – empreendimentos ligados ao Distrito Criativo Centro-Gare. O LabCriativo foi inaugurado em agosto deste ano, é uma iniciativa intersetorial criada pela Secretaria de Cultura para promover encontros voltados à criatividade, ao conhecimento e à tecnologia, busca desenvolver habilidades, por meio de cursos, seminários, workshops e palestras sobre empreendedorismo, criatividade, inovação, tecnologia, marketing e gestão.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial