Notícias

17/11/2023 17/11/2023 11h37m

Obra de revitalização da Praça Saldanha Marinho tem início dos serviços no terceiro quadrante


Nesta etapa, também serão executados os trabalhos de retirada do piso, escavação, nivelamento do terreno e a preparação da base que receberá o novo concreto

A revitalização da Praça Saldanha Marinho avança e o deslocamento dos tapumes nesta semana já modifica o visual do canteiro de obras. A continuidade da obra tem início no terceiro quadrante. Nesta etapa, também serão executados os trabalhos de retirada do piso, escavação, nivelamento do terreno e a preparação da base que receberá o novo concreto. A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, acompanha cada etapa dos serviços.

Os tapumes instalados no terceiro quadrante conectam o primeiro e o segundo quadrantes com a Rua Venâncio Aires. Na sequência, serão delimitadas as áreas da instalação do piso podotátil (modelo de acessibilidade que alerta obstáculos e direciona caminhos às pessoas com deficiência visual). Também serão instalados os eletrodutos, deixando as esperas das caixas dos postes de iluminação, localizados na calçada da Rua Venâncio Aires. Em seguida, será concretada a parte restante do piso de concreto liso cinza claro do terceiro quadrante.

No setor 2, o segundo quadrante, foram concluídos em outubro os bancos no entorno dos canteiros. Na última semana, foi realizada a concretagem no segundo quadrante. Em agosto deste ano, no primeiro quadrante em obras ocorreu a execução do paisagismo.

A Praça Saldanha Marinho, um dos locais mais visitados e palco da realização de muitos eventos no Centro de Santa Maria, começou a ser revitalizada em junho deste ano, com a retirada do piso em frente ao Theatro Treze de Maio. A revitalização da Praça Saldanha Marinho será viabilizada a partir de uma contrapartida da Construtora Jobim para a Prefeitura no valor de mais de R$ 1,2 milhão por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa trabalha na reconstrução de um prédio. A previsão é de que obra seja concluída em até 18 meses. Os estudos para a elaboração do projeto da nova Praça Saldanha Marinho foram feitos pelo Burle Marx Escritório de Paisagismo, renomada empresa que foi responsável pelo paisagismo de grandes obras no mundo, entre elas, o Calçadão de Copacabana.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial