Notícias

20/10/2023 20/10/2023 15h14m

Modalidade de orientação estreia nos Jogos Escolares de Santa Maria para cerca de 100 inscritos


Competição promovida pela Prefeitura contemplou cerca de 100 crianças e adolescentes inscritos, todos entre 10 e 18 anos e estudantes de escolas municipais, privadas e federais

Dando continuidade à programação dos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com o Clube de Orientação de Santa Maria (Cosm), deu início, na tarde de quinta-feira (19), às provas da modalidade orientação no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no campus em Camobi. A ação contemplou cerca de 100 crianças e adolescentes inscritos, todos entre 10 e 18 anos e que são estudantes de escolas municipais, privadas e federais.

“A orientação é uma modalidade esportiva que estreia no Jesma hoje. Dentro da nossa proposta de incentivar a prática esportiva nas escolas, e que toda prática seja valorizada, a orientação entrou nesse sentido. Assim como outras modalidades novas, como taekwondo, bocha, futebol de mesa, futevôlei, canoagem e skate, entre outros. Com uma surpresa muito positiva, nós tivemos mais de 100 inscritos, mostrando que é um esporte muito praticado em Santa Maria, inclusive, pelas crianças e adolescentes. Já mostra que foi muito assertivo o ingresso da orientação no Jesma. Destaco o apoio do Clube de Orientação de Santa Maria, que deu o suporte técnico na parte de arbitragem do evento”, pontua o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro.

A concentração ocorreu em frente às piscinas do CEFD. A competição foi coordenada pela equipe do Cosm em conjunto com a coordenadora técnica do Jesma, Loiva Dias. Os percursos foram de 1,4 km a até 2,9 km conforme a idade e o nível de dificuldade. Todos os atletas receberam medalhas de participação, e os campeões por categoria foram premiados com medalhas de campeão, 2° lugar e 3° lugar.

“Por ser uma modalidade nova no Jesma, em caráter experimental, ficamos ainda mais contentes pelo envolvimento que teve das escolas e da quantidade de alunos. Até esperávamos uns 50 alunos, mas veio o dobro. Foi grandioso, e o evento foi um sucesso. Muitas escolas, professores empolgados em querer aprender mais sobre o esporte para ensinar os alunos. Temos por hábito, em nosso esporte, cantar o hino nacional, para manter o patriotismo e o civismo. Reunimos os jovens, eles cantaram e sentiram aquele clima festivo de integração e de desafio”, conta o coordenador da atividade e presidente do Clube de Orientação de Santa Maria e do Conselho Municipal de Esportes e Lazer, Vitor Dias.

Participaram alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Zenir Aita, EMEF Castro Alves, EMEF Prof.ª Hylda Vasconcellos, EMEF Pinheiro Machado, EMEF Chácara das Flores, Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI), Colégio Estadual Tancredo Neves, Escola Básica Estadual Cícero Barreto, Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, Colégio Riachuelo e Colégio Militar de Santa Maria.

O Jesma 2023 tem apoio de Brigada Militar, Guarda Municipal, 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Complexo de Esportes e Lazer (Cesla) e escolas inscritas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na Secretaria de Esporte e Lazer, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h, pelo telefone (55) 3174-1526 e pelo WhatsApp (55) 99620-9130 e pelo e-mail novojesmasm@gmail.com.

ORIENTAÇÃO

Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Em síntese, o praticante tem que passar por pontos marcados no terreno no menor tempo possível, com auxílio de um mapa e de uma bússola

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial