Inicial > Notícias > Dia Municipal de Tereza de Benguela...

Notícias

25/07/2023 25/07/2023 18h14m

Dia Municipal de Tereza de Benguela e da Mulher Negra é celebrado em solenidade realizada pela Prefeitura


Durante o evento, realizado no Museu Treze de Maio, foram apresentadas as personalidades femininas que serão agraciadas com a Medalha Tereza de Benguela

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Cultura, da Educação e da Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Conselho Municipal dos Povos de Terreiro, realizou na manhã desta terça-feira (25) a solenidade do Dia Municipal de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi instituída no calendário do município a partir da Lei n.º 6.638, sancionada pelo Poder Executivo em 2022 (em anexo).

O evento ocorreu no Museu Treze de Maio, no Bairro Rosário, onde também foram apresentadas as personalidades femininas que serão agraciadas com a Medalha Tereza de Benguela, uma honraria que será entregue pelo Poder Legislativo no mês de agosto (confira abaixo os nomes). Acompanharam a cerimônia o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo; o presidente do Compir, Elton Chaves; a suplente de vereadora e autora da lei, Maria Rita Py Dutra; o representante da 8ª Coordenadora Regional de Educação (8ª CRE), José Luis Viera Eggres; o diretor do Museu Treze de Maio, João Heitor Silva Macedo; e a diretora do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), Marília Chartune.

“Tereza de Benguela foi uma líder quilombola que liderou o seu povo com uma forma de liderança que nos inspira, porque ela sempre procurava congregar e ouvir a todos. Esse dia marca a luta, as conquistas, e sabemos que temos muito a avançar. Nesse sentido, quero compartilhar um movimento que está acontecendo em Santa Maria e que vem muito ao encontro dessa proposta que é o Distrito Criativo Centro-Gare. O conceito desse grande movimento – que não é só da Prefeitura, e sim da sociedade – tem uma das grandes finalidades que é procurar a justiça social e a igualdade entre todos. Esse dia de reflexão, nesse dia de homenagem, serve muito para que possamos cada vez mais trabalhar por uma cidade melhor, mais justa e mais igualitária”, considerou o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo.

Após a abertura, foi realizada a roda de conversa “Mulher Negra e saúde: um olhar da saúde da mulher negra pelas profissionais da área”, com Leila Coutinho, Alice Carvalho e Daiane Tolentino; e a Roda de Terapia Comunitária com Raquel Kurtz. Também durante a manhã, servidoras da Secretaria de Saúde, no âmbito da Política das Equidades e da Política do HIV, ISTs e Hepatites Virais, esteve presente oferecendo os serviços de auriculoterapia, medição de pressão arterial, distribuição de preservativos, folder informativos e autoteste para HIV. Outro serviço de saúde oferecido foi a avaliação odontológica, realizada por duas acadêmicas do curso de Odontologia da Sobresp. 

“Nós, enquanto movimento social negro, e todo esse movimento de construção, buscamos resgatar nossa história. Existe uma dívida histórica desse país com a comunidade negra. Só o nosso povo que perdeu a condição de humanidade e era considerado um objeto, um animal, foi escravizado e construiu as bases econômicas, políticas e sociais desse país. Nós precisamos resgatar nossa história por questão da nossa autoestima, e também porque nós, enquanto povo negro, precisamos superar essa dor, nos valorizar, nos aceitar. Também precisamos construir as nossas referências, que serão eternizadas com a medalha Tereza de Benguela. Queremos saber quem são as Terezas de Benguela de Santa Maria. Deve ser uma mulher que deve estar cuidando dos netos, e ajudando na comunidade. Por que Tereza? Porque é uma imagem de uma mulher que lá no século 17, em Mato Grosso, foi uma quilombola, uma mulher muito forte, governou o Quilombo do Piolho. Ela era tão respeitada que os homens, os indígenas, os espanhóis, os escravizados que viviam ali, a chamavam de Rainha Tereza.”, afirma a suplente de vereadora e autora da lei, Maria Rita Py Dutra.

Programação

Pela tarde, a programação segue com as palestras “Autoestima da mulher negra”, por Maria Rita Py Dutra da Unegro; e “A experiência do selo antirracista”, por Deborá Thomaz Evangelista, do Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil. A programação também inclui exposição de obras artísticas das artistas Ive Flores, Rusha, Mariri Tavares, Eduarda Magalhães, Semente Alada e Riscado.

“É um marco para Santa Maria, e acredito que seja a primeira cidade do Estado que hoje tenha uma lei municipal em comemoração à Maria Tereza de Benguela, com o dia nacional. Hoje é o primeiro passo. Vamos ter as primeiras Terezas de Benguela sendo agraciadas em agosto. Isso é mais uma conquista para o povo negro, para a mulher negra. A gente tem que agradecer ao bom trabalho da equipe do Museu Treze de Maio, e nada melhor do que fazer um primeiro ato em um espaço que pertence à negritude”, considera o presidente do Compir, Elton Chaves.

O Museu Treze de Maio está localizado na Rua Silva Jardim, 1.405, Bairro Rosário. As visitas ao Museu ocorrem mediante agendamento, que pode ser feito pelas páginas do Museu no Facebook ou Instagram, ou pelo WhatsApp (55) 9 8427 4287 (João Heitor).

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Em 25 de julho de 1992, na cidade de Santo Domingo, República Dominicana, foi realizado o 1º Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Além de propor a união entre essas mulheres, a iniciativa também visava denunciar as violências enfrentadas por elas, como o racismo e machismo. Essa importante reunião conseguiu que a Organização das Nações Unidas (ONU), no mesmo ano, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, foi sancionado em 2014 a Lei 12.987, que instituiu o Dia Nacional da Mulher Negra.

Medalha Tereza de Benguela
Honraria que será entregue pela Câmara de Vereadores

• Sirlei Terezinha Barbosa (indicada pelo Conselho Municipal dos Povos de Terreiro)
• Sônia Terezinha Nascimento dos Santos (indicada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial)
• Patrícia Rosane Py Dutra (indicada pela Secretaria de Cultura)
• Patrícia Gonzatto Comes (indicada pela Secretaria de Educação)
• Maria Medianeira de Lima D’Ávila (indicada pela Secretaria de Saúde)

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial