Notícias
30/06/2023 30/06/2023 16h37m
Com investimento da Prefeitura, artista dá andamento a reparos no Monumento ao Imigrante

Restauração que tem investimento de R$ 75 mil do Município vai preservar obra por pelo menos 10 anos da ação do tempo
Anunciada no início de junho, a restauração do Monumento ao Imigrante, que fica no distrito de Arroio Grande, já está em andamento. Os escultores Juan Amoretti, autor da obra, e Paulo Roberto de Christo trabalham desde a última terça-feira (27) na aplicação de fibra de vidro e resina na parte superior do monumento. O trabalho na escultura, inaugurada em abril de 2008 e produzida pelo artista visual Juan Amoretti, é financiado pelo Município por meio de emenda impositiva da vereadora Anita Costa Beber de R$ 75 mil.
RESTAURAÇÃO
Amoretti explica que a revitalização da obra consiste em aplicação de fibra de vidro e resina sobre a parte superior da escultura. Após, será aplicada pintura automotiva para a proteção, que deve conservar a escultura da ação do tempo por cerca de 10 anos. Terminado o restauro, será feito o ajardinamento do entorno do monumento.
“A previsão é que o trabalho termine na próxima semana dependendo do clima. Fiz essa escultura há muitos anos inspirado na vinda dos imigrantes que trouxeram além de seus pertences, a esperança de uma nova vida, deixando uma herança cultural muito rica para a região”, conta o artista.
O MONUMENTO
Para a construção do Monumento ao Imigrante, o artista Juan Amoretti inspirou-se no legado dos imigrantes, expressando em sua obra a saudade, a expectativa, a esperança e a conquista de novas terras para um futuro promissor às futuras gerações. A obra possui 4,20 metros de extensão e 4 metros de altura.
A localidade de Arroio Grande foi uma das primeiras regiões ocupadas por italianos na região, o que impactou significativamente a formação desse povoado que, posteriormente, tornou-se distrito de Santa Maria. A imigração italiana contribuiu significativamente para a formação e para o desenvolvimento econômico e cultural da comunidade. A cultura, a identidade e a história de Arroio Grande estão intrinsecamente entrelaçadas com o legado deixado pelos italianos que ali se estabeleceram, sendo passadas de geração em geração por seus descendentes.
Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM
Fotos: João Vilnei/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria