Inicial > Notícias > Viva Santa Maria, promovido pela Prefeitura,...

Notícias

15/05/2023 16/05/2023 09h26m

Viva Santa Maria, promovido pela Prefeitura, vai celebrar os 165 anos com diversas atividades


Grande festa na Gare terá apresentações artísticas, saúde, bem-estar e lazer das 10h às 19h, de forma gratuita

O feriado desta quarta-feira (17), aniversário de Santa Maria, será marcado por muita música, atividades físicas e de lazer. A edição 2023 do Viva Santa Maria, promovido pela Prefeitura, ocorrerá no Largo da Gare e na Vila Belga, das 10h às 19h. Entre as atrações estão a Orquestra Sinfônica de Santa Maria com Beto Pires, Juliana Pires e Matheus Lopes, o grupo Atoque e a banda Vera Loca, que vai encerrar o dia. Todas as atividades são gratuitas. Confira mais detalhes sobre a programação abaixo.

O prefeito Jorge Pozzobom convida a todos que prestigiem o Viva Santa Maria e tornem o evento um momento inesquecível, com um grande Parabéns para Você coletivo em homenagem ao Coração do Rio Grande.

“Comemorar os 165 anos de Santa Maria é agradecer o amor e o cuidado com que cada santa-mariense nos ajuda a governar a cidade. O Viva Santa Maria é um momento especial, com uma programação diversa, que valoriza o que é nosso. Será uma festa linda, preparada com muito carinho para receber todos vocês que, assim como eu, são apaixonados pela nossa cidade. Convide seus amigos e familiares para celebrar essa data conosco ali na nossa Gare, pois esse parabéns é de todos nós”, conclama o prefeito.

Para a secretária-adjunta de Cultura, Fabrise Muller, é um momento de celebração para toda a família, que valoriza o que a cidade tem de melhor.

“O Viva Santa Maria vem na grandiosidade que nossa cidade em seus 165 anos merece, cultura, vacinação, campanha do agasalho, shows, gastronomia e Brique da Vila Belga. É um evento para toda a família, para descansar, relaxar e aproveitar. Com o clima a nosso favor, a Gare “será pequena” para tantos encontros, momentos e afeto”, convida.

VALORIZANDO OS ARTISTAS LOCAIS

O Viva Santa Maria terá três palcos para receber os artistas locais. No Palco do Mercado, irão se apresentar a Orquestra Sinfônica de Santa Maria com Beto Pires, Juliana Pires e Matheus Lopes, o grupo Atoque e a banda Vera Loca.

O Palco da Estação, próximo à praça de alimentação, vai contar com shows de sonoridades variadas para todos os gostos com o grupo de música gaúcha Fio de Bigode, com o show Tradição que se Garante; Paola Matos com muito samba e MPB; a banda Daseroma fará sua tradicional homenagem a Tim Maia; e a banda Tudo di Bom trará o melhor do samba e pagode para o Viva Santa Maria.

No Palco Vila Belga, na Rua Manoel Ribas, se apresentam o Projeto Mandacaru, com Elias Rezende; e a cantora Evelíny com o projeto SambaAxé. 

No fim da manhã também haverá a intervenção artística Uni, Duni e Tê, um espetáculo de teatro de rua que mostra o caminho do menino Pedrinho até o moinho a pedido de sua mãe, onde ele só precisava pegar “Dois quilos de fubá, dois quilos de fubá...”. Uma tarefa simples, que se torna uma grande confusão.

Em anexo está o resultado do edital que selecionou as atrações.

SAÚDE E BEM-ESTAR

Se a previsão do tempo se confirmar, a quarta-feira terá sol e temperatura agradável, o cenário ideal para toda a família curtir o dia todo na Gare. E contando com isso, diversas atividades estão previstas. Haverá vacinação contra a gripe, espaço kids e Escolinha de Trânsito para a criançada. Para quem gosta de matear, haverá distribuição de erva e água quente e um feirão de produtos coloniais e artesanais.

No início da tarde, haverá um aulão experimental de alongamento e ginástica que vai contar com a participação de cerca de 50 alunos dos projetos de atividades físicas promovidos pela Prefeitura, sob o comando das professoras Eliza Rocha e Beatriz Bolson. A atividade é acessível a todos, de todas as idades, sem restrições. 

CAMPANHA DO AGASALHO

Em função do início das estações frias, durante todo o Viva Santa Maria haverá um local identificado para receber doações de roupas de inverno, calçados e cobertores. 

Ecoponto Destine Aqui 

Durante o Viva Santa Maria, a Químea e a Orlla Energia, estarão disponibilizando um ecoponto para coleta de resíduos eletrônicos durante o evento organizado pela Prefeitura da cidade.

- O que pode ser descartado no Ecoponto?
Eletroeletrônicos em geral, como peças de computadores, teclados, mouses, celulares, televisores e muitos outros.

- O que não pode ser descartado no Ecoponto?
Pilhas, lâmpadas e baterias.

O Viva Santa Maria 2023 é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria; Promoção do Diário de Santa Maria; Apoio Cultural da Construtora Jobim, Vila Belga Food Hall e Erva Mate Cristalina. Patrocínio Corsan - Evoluir nos define. Governo do Rio Grande do Sul. O futuro nos une.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

Palco da Estação

- 12h: Show Musical Tradição que se Garante, com Grupo Fio de Bigode
- 13h - Brasileirice, com Paola Matos
- 14h - Daseroma: Baile do Tim
- 15h - Santa Maria é Tudi Bom

Palco Vila Belga

- 15h - Projeto Mandacaru, com Elias Rezende
- 16h - Especial Evelíny SambaAxé

Palco do Mercado

- 16h - Orquestra Sinfônica de Santa Maria convida Beto Pires, Juliana Pires e Matheus Lopes + Parabéns pra Você coletivo para a cidade
- 17h - Grupo Atoque e convidados
- 18h - Vera Loca

OUTRAS ATIVIDADES

- 10h às 12h - Aulão Fitness com alongamento e ginástica

- 10h às 19h:

  • Vacinação contra a gripe
  • Espaço Kids
  • Feirão Regional
  • Escolinha de Trânsito
  • Campanha do Agasalho
  • Espaço de beleza

- 13h - Intervenção teatral Uni, Duni e Tê

- Passeio de trenzinho pelo Distrito Criativo: a partir das 14h com partida em frente ao Hotel Samara, na Avenida Rio Branco

- Brique da Vila Belga: das 14h às 19h

AGENDE-SE

Viva Santa Maria 2023
Quando: quarta-feira, 17 de maio, das 10h às 19h
Onde: Largo da Gare
Quanto: gratuito

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Imagem: Igor Dalmolin/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial