Inicial > Notícias > Prefeitura recebe pacientes em novo espaço...

Notícias

03/05/2023 03/05/2023 13h03m

Prefeitura recebe pacientes em novo espaço no Centro mediante agendamento prévio


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Policlínica Central funciona no prédio da Cacism para usuários encaminhados de unidades de saúde para atendimentos de pediatria, ginecologia, entre outros

Profissionais da Prefeitura de Santa Maria entregam um novo espaço para a população no sentido de ampliar os atendimentos. Desde o começo da manhã desta quarta-feira (3), a Policlínica Central realiza atendimentos no 8° andar do prédio da Cacism, na Rua Venâncio Aires, 2.035, no Bairro Centro. No local, ocorrem serviços de pediatria, ginecologia e pequenos procedimentos, além de exames de espirometria, todos mediante encaminhamento das unidades de saúde, ou seja, não será por demanda livre.

“A Policlínica Central recebe demandas individuais de pacientes, que são encaminhados por médicos para serviços especializados. Neste novo local, os usuários são atendidos com mais qualidade, desafogando as unidades de saúde e garantindo que ninguém fique desassistido”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

O local conta com sala administrativa, salas mistas (para pediatria ginecologia e obstetrícia), sala para pequenos procedimentos e sala de espera. Nos próximos dias, será formatado um espaço com brinquedos para crianças. Ao todo, irão atuar 11 profissionais da saúde, um agente de saúde e um auxiliar em saúde, além de apoio de acadêmicos de instituições de ensino. 

“Agradecemos a esta equipe da Secretaria de Saúde que sempre prioriza melhor atender a população. Desta forma, esperamos fazer a diferença na vida das pessoas, garantindo esse acesso de todos”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, que esteve na nova sede na manhã desta quarta-feira.

Novidades

Dois espaços dentro da Policlínica Central chamam a atenção. O primeiro deles é uma sala para a realização de exames de espirometria, que mede a capacidade pulmonar. Até então, esse exame era realizado somente em Alegrete e, agora, os pacientes não precisam mais se deslocar até outro município.

O segundo espaço é uma sala para encontros do Grupo de Tabagismo. Segundo a Coordenadora do Programa de Tabagismo, Evanir Parcianello, para que os pacientes tenham acesso a esses serviços relacionados às consequências do cigarro, precisam ser avaliados por médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) locais antes de ingressar nos grupos de apoio.

Informações:
(55) 3174-1594, ramal 8

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) e Marcelo Oliveira / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial