Notícias
18/04/2023 18/04/2023 11h10m
Santuário Tabor celebra seus 75 anos de existência com programação especial neste mês de abril

Entre as atividades, que contam com apoio da Prefeitura, estão procissões, vigílias, exibição de filmes, momentos de louvor e adoração à Mãe e Rainha de Schoenstatt
Para comemorar os 75 anos do Santuário de Schoenstatt de Santa Maria, o Santuário Tabor, uma programação especial está sendo organizada para a comunidade neste mês de abril (veja, abaixo). Entre as atividades estão procissões, vigílias, exibição de filmes, momentos de louvor e adoração à Mãe e Rainha de Schoenstatt.
O local, além de ser o primeiro Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt do Brasil, tem uma conotação internacional, especialmente por ter iniciado junto dele a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Desta forma, tem colaborado nestas mais de sete décadas a fazer a cidade de Santa Maria ser conhecida no Brasil e internacionalmente.
Os Santuários de Schoenstatt no mundo inteiro são cópias fiéis do primeiro Santuário da Mãe e Rainha, em Schoenstatt/Alemanha, conhecido como o ‘Santuário Original’. Cada um, porém, tem um nome próprio, expressando sua originalidade e missão.
O Santuário de Schoenstatt de Santa Maria chama-se Santuário Tabor. Este nome se inspira na cena da transfiguração de Jesus e nasceu da reflexão sobre uma oração escrita pelo Fundador, Padre José Kentenich, quando da sua prisão no Campo de Concentração de Dachau. Nela, Padre Kentenich estimula a vermos na luz da transfiguração o mundo que Maria, a partir da Aliança de Amor e pela sua atuação educadora, quer formar a partir dos seus Santuários de Schoenstatt: “lar de amor, prodígio em pleno brilho do Tabor”.
“Além de ser uma celebração importante para o Santuário, o evento tem um significado muito grande para a cidade por ser mais uma ação que demonstra o potencial de Santa Maria para o turismo religioso. Apoiar um evento que atrai cerca de 2 mil pessoas é uma forma de reconhecer a importância e a necessidade de fomentar iniciativas voltadas a tais atividades que, consequentemente, desenvolvem o turismo em Santa Maria”, destaca a superintendente de Turismo de Santa Maria, Ana Júlia Scortegagna Socal.
Anualmente, individualmente, em pequenos grupos e delegações, peregrinos de diversos estados do Brasil e de países da América Latina vem a Santa Maria visitar o Santuário Tabor. Além de fazerem a experiência do encontro com Deus através da intercessão de Maria neste lugar, vem conhecer de perto algo sobre a vida e atuação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon.
Programação
A Prefeitura de Santa Maria trabalha no suporte ao evento, principalmente com relação ao apoio em infraestrutura (tendas, sonorização, banheiros, ambulância). Durante as atividades, também terá o auxílio da Guarda Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana com reforço de segurança e controle de trânsito.
Confira os dias e horários, e participe das atividades devocionais no Santuário Tabor, na Avenida Nossa Senhora das Dores, 849, no Bairro Dores:
21/04 - 19h30min - Noite histórico-cultural - revisitando a história do Santuário Tabor - louvando a Deus por tudo o que nasceu à sombra do Santuário (explicação da história do Santuário Tabor utilizando aspectos culturais como poemas, músicas e danças)
Local: diante do Santuário. Se chover, será no auditório do Centro Mariano.
22/04 - Dia de reflexão e estudo no Centro Mariano
19h30min - Santa Missa na igreja matriz da paróquia Nossa Senhora das Dores. A seguir, procissão luminosa eucarística que sairá da Igreja das Dores em direção ao Santuário Tabor, com previsão de término às 22h.
Noite de vigília junto ao Santuário.
23/04 - 6h - Aurora festiva - no Santuário (amanhecer festivo diante do Santuário para abrir o dia Jubilar, com toque de clarins e orações) neste momento também será feito a acolhida dos peregrinos.
A partir das 8h30min - manhã de louvor e gratidão no ginásio poliesportivo do Clube Dores
12h - Almoço no salão da paróquia Nossa Senhora das Dores e lanches no pátio do Centro Mariano
A partir das 13h - Atividades alternativas junto ao Santuário Tabor (oração do terço junto da Mãe Peregrina Original, adoração eucarística na Capela Tabor, exibição do filme 'Presença e herança do Padre José Kentenich junto ao Santuário Tabor', possibilidade de visitar a 'Galeria dos Heróis', oração silenciosa no Santuário)
14h30min - Santa Missa festiva diante do Santuário.
Texto: Tatiane Paumann (estagiária do curso de Jornalismo da UFSM)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Imagem: Divulgação Santuário Tabor
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria