Notícias

28/03/2023 28/03/2023 10h27m

Santa Maria e mais oito cidades da região passam a integrar o Programa de Regionalização do Turismo


Política pública do Ministério do Turismo apoia o desenvolvimento regional, o que garante maior protagonismo às cidades

Santa Maria e mais oito municípios da Região Central, que agora compõem uma Instância de Governança Regional (IGR), passam a ser os primeiros do Estado a integrar o Programa da Regionalização do Turismo, política do Ministério do Turismo para impulsionar o segmento no país. A aprovação e inclusão no Programa ocorreu na última sexta-feira (24). Agora, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Itaara, Júlio de Castilhos, Paraíso do Sul, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé e Toropi (que formam a Região Central de Turismo do Estado) estão habilitados a participar de iniciativas de crédito e fomento do turismo junto ao Governo Federal.

"Santa Maria sempre tem um olhar no Turismo regional. Fomos a primeira IGR do estado a completar as informações e receber a habilitação. Atualmente são duas IGRs aqui, a nossa Central e a IGR da Quarta Colônia, e estamos com o foco na integração regional, aproveitando as características diferentes de cada cidade e pensando sempre em conjunto. Foi um trabalho bem intenso da nossa secretaria, e fomos os primeiros a concluir a formalização. Santa Maria é a maior cidade da região central e sempre se coloca e se posiciona como parceira dos municípios vizinhos e essa ação reforça ainda mais a nossa característica", afirma a secrtária da pasta, Ticiana Fontana. 

André Farias, gerente de Projetos da Superintendência de Turismo da Prefeitura, é o coordenador do Fórum Regional e Interlocutor Municipal junto ao Estado e ao Ministério do Turismo. Ele explica que o Programa de Regionalização do Turismo é um programa estruturante do Ministério do Turismo, que trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo Ministério do Turismo com estados e municípios brasileiros. 

“Foi um trabalho longo em conjunto dos outros municípios que tem uma importância política e administrativa gigante frente ao Ministério do Turismo. No ano passado, já tivemos êxito em regionalizar todos os nossos municípios da IGR e agora novamente”, explica.  

O objetivo principal do Programa de Regionalização do Turismo é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no país a partir de 8 eixos estruturantes com vistas à promoção do desenvolvimento regional. Mais informações podem ser encontradas no site do programa.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)/PMSM
Foto: João Vilnei/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial