Notícias

24/03/2023 24/03/2023 03h24m

Calourada 2023 é encerrada com público de 15 mil pessoas na Gare de Santa Maria, nesta quinta-feira


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Nos quatro dias de evento, que começou na segunda-feira (20) e terminou nesta quinta (23), festa dos calouros das universidades do Município reuniu cerca de 58 mil pessoas

Durante quatro dias, a Gare de Santa Maria virou palco da Calourada 2023, festa de recepção dos novos estudantes universitários do Município, promovida pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com diversas instituições. Desde a última segunda-feira (20), primeiro dia do evento, cerca de 58 mil pessoas passaram pela Gare. Apenas nesta quinta-feira (23), no encerramento da Calourada, segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp) e a Brigada Militar (BM), as atrações reuniram aproximadamente 15 mil pessoas.

Das 17h até por volta das 2h já de sexta-feira (24), o público dançou, cantou e se divertiu com Dé & Tiago, banda DA.SE.RO.MA, DJ Octave, DJ Bianca, Syon Trio, Palma DJ e DM DJ. O ponto alto da última noite da Calourada foi com a banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu. Segundo a Guarda Municipal, a dispersão do público após o fim do evento ocorreu dentro da normalidade.

Para receber os calouros e os demais estudantes das universidades de Santa Maria no Largo da Gare, foi montada uma estrutura com dois palcos, 52 banheiros químicos, food trucks, bares, sistema de segurança e emergência. Além disso, o Executivo Municipal organizou a linha de ônibus Calourada-Gare, que atuou especialmente durante os dias de festa para atender o público e garantir que todos pudessem participar do evento. E, um ponto provisório de táxi foi montado próximo à entrada da Gare, também como maneira de garantir segurança e opções de transporte ao público.

SEGURANÇA
Para a segurança do evento, Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil trabalharam em conjunto para garantir o bem-estar de todos com efetivo na Gare e nas imediações. Drones, bodycams e câmeras de vigilância auxiliaram no monitoramento. 

Os órgãos de segurança envolvidos na Calourada 2023 não registraram ocorrências na noite desta quinta-feira.

A Calourada 2023 é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (DCE-UFSM), da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism), da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, com o apoio da Fundação Delfim Mendes Silveira.

RESUMO DO QUARTO DIA
- Público: 15 mil pessoas
- Notificações da fiscalização e/ou dos órgãos de segurança: nenhuma ocorrência de relevância.

BONDE DO BUSÃO
Na última noite de festa, a condução dos calouros manteve a tranquilidade dos outros dias, tendo sido transportados do Bairro Camobi para a Gare cerca de 500 passageiros por hora.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: 
João Alves e Marcelo Oliveira/Prefeitura 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial