Notícias

18/01/2023 26/01/2023 15h43m

Dez anos: Prefeitura apoia a AVTSM em atividades de homenagens às vítimas da Tragédia da Boate Kiss


Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) / Arquivo / Prefeitura

Cronograma prevê painéis de discussão e homenagens, de 25 a 28 de janeiro, em diversas partes da cidade

A Prefeitura apoia a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) nas atividades que marcam os 10 anos do incêndio na Boate Kiss, que vitimou 242 pessoas e deixou mais de 600 feridos. A programação elaborada pela AVTSM, em conjunto com o Coletivo Kiss: Que Não Se Repita e o Eixo Kiss do Coletivo de Psicanálise de Santa Maria, ocorre de 25 a 28 de janeiro, em diversas partes da cidade. As atividades preveem painéis de discussão e homenagens. O Executivo Municipal vai auxiliar as atividades com estrutura, mobilidade urbana, segurança e outros serviços.

Na próxima quarta-feira (25), a partir das 19h, está prevista a Intervenção de Colagem de frases e fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss. A concentração e saída será da Tenda da Vigília, na Praça Saldanha Marinho (em frente ao Banrisul), seguindo pela Avenida Rio Branco e pela Rua dos Andradas, até o local em que funcionava a casa noturna.

Já na quinta-feira (26), ocorre uma coletiva para a imprensa, às 14h, no auditório da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm). A partir das 16h, a programação ocorre na Praça Saldanha Marinho, com painéis, rodas de conversa, depoimentos e palestra com Fabrício Carpinejar. 

Ainda no mesmo dia, às 21h, no Auditório do Colégio Marista Santa Maria, ocorre exibição do 1º episódio do documentário “Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria”, que tem direção de Marcelo Canellas. No mesmo horário, ocorre um painel na Praça Saldanha Marinho. Já a partir das 22h, ocorre a Vigília e Ações de Homenagem, em frente ao prédio onde funcionava a boate. As ações vão se estender pela madrugada. 

Na sexta-feira (27), as atividades são todas na Praça Saldanha Marinho e começam às 10h, com culto ecumênico. Às 13h45min ocorre soltura de balões, e às 14h, a roda de conversa “Mães y Madres: Kiss e Cromañón, com Nilda Gomez, do grupo Familias Por La Vida – Argentina, com participação e mães da ATVSM. A partir das 15h30min, ocorre a roda de conversa “O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade?”, com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Jr (advogado que representa a AVTSM no processo penal). E às 17h, “Por que prevenção vale a pena?”, com Antonio Berto (Pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT) e Rogério Lin (Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP).

À noite, também na Praça Saldanha Marinho, está prevista a ação “10 anos do Kiss: que não se repita, com apresentação da Campanha ‘Tempo Perdido’”, às 19h. Já às 20h30min, com os jornalistas Daniela Arbex e Marcelo Canellas, está prevista a palestra “Por que contar essa história 10 anos depois?”. As atividades de sexta-feira encerram com show musical de Juliana Pires, Matheus Lopes e Beto Pires, a partir das 22h.

O cronograma de homenagens se encerra no sábado (28), com missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira, às 20h. A AVTSM convida toda a comunidade a participar das atividades em homenagem aos 242 jovens que foram vítimas da trágica noite de 27 de janeiro de 2013. As ações realizadas têm como intuito preservar memória daqueles que partiram e construir um futuro seguro para os que aqui ficaram. Janeiro 27: resgatar a memória é construir o futuro.

PROGRAMAÇÃO
Dia 25/01, quarta-feira

– 19h - Intervenção de Colagem de frases e fotografias compondo um caminho da Praça Saldanha Marinho até o prédio onde funcionava a Boate Kiss. Concentração na Tenda da Vigília (em frente ao Banrisul).

Dia 26/01, quinta-feira 
– 14h – Coletiva de imprensa no auditório da Sedufsm (Rua André Marques, 665)

– 16h – Acolhida, na Praça Saldanha Marinho

– 18h – Abertura, Na Praça Saldanha Marinho

– 18h30min – 10 anos da AVTSM com Adherbal Ferreira, (pai Jhenifer e ex-presidente), Flávio
Silva (pai de Andrielle e ex-presidente) e Gabriel Rovadoschi (sobrevivente e presidente
da associação), na Praça Saldanha Marinho

– 19h30min – Aniversariando Ausências com Fabrício Carpinejar (Poeta e cronista gaúcho), na Praça Saldanha Marinho

– 21h – Exibição do 1º episódio do Documentário “Boate Kiss — A Tragédia de Santa Maria” (Globoplay), no Auditório do Colégio Marista Santa Maria, e painel com atividades simultâneas para aqueles que não quiserem assistir, na Praça Saldanha Marinho

– 22h – Vigília e Ações de Homenagem, em frente ao prédio em que funcionava a boate

Dia 27/01, sexta-feira
(todas as atividades do dia ocorrem na Praça Saldanha Marinho)

– 10h – Abertura e Culto Ecumênico

– 13h45min – Soltura dos Balões

– 14h – Mães y Madres: Kiss e Cromañón com Nilda Gomez (Familias Por La Vida – Argentina) e Mães da AVTSM

– 15h30min – O Caso Kiss: até quando a justiça vai servir à impunidade? com Tâmara Soares (advogada que representa a AVTSM no litígio internacional), Paulo Carvalho (pai do Rafael
e diretor jurídico da AVTSM) e Pedro Barcellos Júnior (advogado que representa a AVTSM no
processo penal)

– 17h – Por que prevenção vale a pena? com Antonio Berto (Pesquisador chefe do Laboratório de Segurança ao fogo e a Explosões no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT) e Rogério Lin (Superintendente da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e membro da Associação Brasileira de Proteção Passiva Contra Incêndio – ABPP)

– 19h – 10 anos do ‘‘Kiss: que não se repita” — Apresentação da Campanha ‘Tempo Perdido’

– 20h30min – Por que contar essa história 10 anos depois? com Daniela Arbex (jornalista e
autora do livro Todo Dia A Mesma Noite: A História Não Contada Da Boate Kiss) e Marcelo
Canellas (jornalista e diretor da série Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria)

– 22h – Encerramento com Juliana Pires, Matheus Lopes e Beto Pires

Dia 28/01, sábado
– 20h – Missa em homenagem aos 242 jovens, na Basílica Nossa Senhora Medianeira.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) / Arquivo / Prefeitura
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial