Notícias

18/11/2022 18/11/2022 14h34m

Em agenda na Espanha, vice-prefeito Rodrigo Decimo visita o 22@, o distrito criativo de Barcelona


Iniciativa faz parte da missão internacional da Famurs e foi conduzida por Josep Piqué, referência mundial em revitalização de espaços históricos por meio da economia criativa 

A viagem de representantes da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurns) está recheada de visitas em empresas e outras instituições voltadas à inovação, à indústria, à sustentabilidade e às novas oportunidades para o futuro da economia. E a Prefeitura de Santa Maria, representada pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo, tem participado de uma série de agendas destinadas a pensar soluções para o desenvolvimento das cidades. Decimo permanece na Espanha até domingo (20) e tem previsão de chegar a Santa Maria na terça-feira (22).
  
Entre os momentos que mais marcaram a viagem do vice-prefeito até agora está a visita ao 22@, área de 200 hectares em Barcelona e que foi revitalizada por meio da economia criativa. A iniciativa serve de inspiração para o Distrito Criativo Centro-Gare - movimento iniciado oficialmente em abril de 2022 com o objetivo de transformar o aspecto físico e social do centro histórico de Santa Maria. 

Assim como em Santa Maria, onde o centro passou por decadência econômica após a redução da estrutura e a privatização da malha ferroviária, o local do 22@ ficou abandonado após a crise da indústria têxtil, a partir da década de 1960. O processo resultou em fábricas fechadas e espaços públicos vazios.

Iniciativa que começou de forma embrionário em 1992, após a realização dos Jogos Olímpicos em Barcelona, o 22@ é, atualmente, um local que pulsa conhecimento e é caracterizado pela forte interação entre empresas, governos, centros de tecnologia e universidades. Para Rodrigo Decimo, conhecer, de perto, a consolidação do 22@ serve para aprimorar os espaços de inovação de Santa Maria. 

"Percebo que estamos no caminho certo em Santa Maria. A nossa cidade possui os elementos necessários para a formação da tríplice hélice da inovação que possui o envolvimento das universidades, do setor público e da prefeitura. Com certeza, o 22@ funciona como um grande manual para colocarmos em prática em nossos municípios", relata o vice-prefeito.

O professor Jorge Piqué, engenheiro de telecomunicações e doutor em Ecossistemas de Inovação, foi o responsável pela recepção da comitiva. Ele explica que o sucesso do distrito catalão é fruto de uma concepção estadista: o projeto não é de um governo ou grupo político, mas é uma política de governança, isto é, transcende aspectos momentâneos e eleitorais. Para ele, a união entre poder público, universidades e empresas da iniciativa privada é essencial. 

"Foi preciso investir. Foi preciso criar espaços de convivência e qualidade de vida. Foi preciso desenvolver uma lógica inclusiva. Criar também uma forte identidade com o local.  E acima de tudo, ter um alinhamento estratégico do Governo, universidades e empresas privadas. É preciso entender a história. De 1860 até 1960, esse espaço de Barcelona aproveitou as oportunidades da Revolução Industrial.  De 1960 até 1990 tivemos um período de degradação e desemprego após o fechamento de fábricas no local. Somente depois, o governo entendeu que poderia aproveitar a área e começar uma grande evolução criativa neste ambiente", explicou Piqué.

O presidente da Farmurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, vai ao encontro da opinião de Decimo e afirma que o @22 é uma inspiração para os municípios gaúchos. Aprender mais sobre como criar empregos, gerar renda e novas oportunidades de negócios é um dos principais objetivos da missão internacional, frisa Salerno. 

“Já são mais de 4.500 novas empresas que geram 56 mil empregos aqui neste espaço. Um exemplo de como a inovação resulta em soluções reais para as pessoas. Esse é o nosso foco na missão. Trabalhamos com a ideia de que a inovação precisa de fato, mudar a vida das pessoas. Não se trata apenas de tecnologia. Estamos falando da criação de empregos, empreendedorismo e novas oportunidades. E vivenciamos de perto esse conceito", afirmou Salerno. 

Durante a visita, Decimo esteve acompanhado também do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, do prefeito de Bagé, Divaldo Lara, do coordenador de Turismo e Agricultura da Famurs e consultor na Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Mário Nascimento, do coordenador de Comunicação da Farmurs, Voltaire Santos, e dos secretários de Bagé Bayard Paschoa Pereira, de Desenvolvimento Econômico e Inovação, e Cristiano Ferraz, de Economia, Finanças e Recursos Humanos.

CONGRESSO MUNDIAL

Além das visitas técnicas, a comitiva da Farmurs acompanha palestras e exposições do Smart City Expo World Crongress 2022, o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, em Barcelona. O evento tem público estimado de 24 mil visitantes, de 700 cidades diferentes, com 1.000 expositores e 400 palestrantes. De acordo com a organização do evento, o alcance do Smart City Expo World Crongress é de 140 países. 

Entre as empresas e outras instituições que receberam as autoridades, estão a Indra Company, uma das líderes mundiais em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação, a Barcelona Centre de Disseny, que atua com design e sustentabilidade, a DFactory, ferramenta de apoio à digitalização de empresas espanholas e promoção do desenvolvimento da indústria 4.0 (caracterizada pela automação e pela interneconexão de sistemas via internet), a Tech Barcelona, de fomento ao empreendedorismo e investimentos, e a  Associação Internacional de Cidades Educadoras.

O grupo organizado pela Famurs está inserido na comitiva brasileira na Espanha, que tem representantes de mais de 200 municípios. 

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) e Voltaire Santos (Famurs)
Fotos: Smart City Expo World Congress / Divulgação
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial