Inicial > Notícias > Instituto de Planejamento apresenta mapeamento da...

Notícias

09/11/2022 10/11/2022 10h12m

Instituto de Planejamento apresenta mapeamento da Saúde ao prefeito Jorge Pozzobom


Material contém informações sobre o atendimento de saúde do Município como estrutura, equipes e alcance geográfico 

Representantes do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan) apresentaram, na tarde desta quarta-feira (9), o mapa setorial da Saúde do Município. Trata-se de um compilado de informações sobre estrutura, equipes e alcance geográfico do setor. Na ocasião, o presidente do Iplan, Eduardo Mielke, a vice-presidente, Jessica Vieira, a diretora de Informações, Leila Fernandes, e demais integrantes da equipe apresentaram o trabalho ao prefeito Jorge Pozzobom, ao vice-prefeito Rodrigo Decimo, ao secretário de Saúde, Guilherme Ribas, e à controladora Geral do Município, Carolina Lisowski. 
 
“É a primeira vez que o Município tem um mapa assim. É uma ferramenta para melhorar a nossa gestão. Além de mapear os locais das unidades, auxilia a Prefeitura a identificar os públicos de cada unidade. Desta forma, é possível identificar as áreas que precisam receber novas unidades, no futuro, por exemplo”, afirma o prefeito.
 
O presidente do Iplan, Eduardo Mielke, destacou o empenho da instituição em trabalhar ao lado das secretarias do Município, agilizando o processo de informações e contribuindo com o atendimento às demandas da população santa-mariense.
 
“Esse sistema de coleta de dados que fizemos é um passo para o futuro, para a modernização e agilidade da Secretaria de Saúde e outras, facilitando o trabalho dos servidores em atender a população. É a primeira versão, e o mapa vai sendo aprimorado conforme surjam outras demandas”, afirmou.
 
Leila Fernandes explica que, diferente do mapeamento da Educação, o processo deste novo levantamento foi mais complexo devido ao grande número de ruas e bairros de Santa Maria. Para isso, foi necessária uma equipe de duas a três pessoas trabalhando diariamente desde, pelo menos, o início do ano.
 
“Nós mapeamos todas as ruas e onde cada equipe de saúde vai atender. É um mapa de territorialização das unidades de saúde. A partir disso, ele auxilia tanto a Secretaria de Saúde quanto a gestão do Município em relação à tomada de decisões, planejamento em relação à saúde”, explica. 
 
Ao término da reunião, o Iplan mostrou os outros mapas já feitos e entregues pelo Iplan, que foram para a Defesa Civil, para o Esporte e Lazer e para o Desenvolvimento Social, por exemplo.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Fotos: João Alves/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial