Inicial > Notícias > Prefeitura apresenta nova Policlínica de Saúde...

Notícias

21/09/2022 21/09/2022 16h03m

Prefeitura apresenta nova Policlínica de Saúde Mental, que abriga o ambulatório Transcender


Espaço na Rua dos Andradas conta com salas para atendimentos, banheiros e recepção

Pessoas que necessitam de atenção à Saúde Mental agora têm um novo espaço do Município para atendimento. A Policlínica Municipal de Saúde Mental já funciona em novo local, reformado e em endereço central. O local abriga também o Ambulatório Transcender, espaço do Município que realiza atendimento específico para homens e mulheres trans e travestis. Agora, quem busca o atendimento, deve ir até a Rua dos Andradas, 1.397, sala 102, entre a Serafim Valandro e a Duque de Caxias. No local, completamente reformado e equipado pela Prefeitura, haverá atendimento para pessoas trans e na área da saúde mental. Além disso, é possível a realização de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite.
 
Segundo a superintendente de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Juliana Pruni, a Policlínica Municipal de Saúde Mental é o serviço de referência para atendimentos especializados eletivos, ou seja, para acesso dos usuários que estão em lista de espera após regulação.

“Trata-se dos casos que não se enquadram aos protocolos de atendimentos nos CAPS, porém, que podem aguardar o agendamento para consulta com profissionais especialistas no âmbito da Atenção Psicossocial. Os profissionais deste serviço também têm a função de realizar ações de matriciamento junto à Atenção Básica do Município”, explica.

O Ambulatório Transcender, atende em demanda livre e referenciada usuários voltados para o público LGBTQIAP+. Além de ações de prevenção, promoção e reabilitação em saúde junto a Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio de matriciamento e atividades junto a outros serviços da rede, escolas, comunidade e redes sociais, a equipe realiza atendimentos com acolhimento e escuta qualificada, com posterior encaminhamento especializado conforme necessidade. 
 
Juliana Pruni explica que é necessária a avaliação e atendimento prévio no Ambulatório Transcender, para que os usuários possam ser encaminhados ao Ambulatório Transexualizador, localizado no Hospital Casa de Saúde (HCS), conforme Programa Assistir, da SES/RS.
 
O psicólogo e coordenador do Ambulatório Transcender, César Bridi Filho, reforça que o atendimento é gratuito, público e acessível para toda a população.
 
“O ambulatório conta com atendimento psicológico, enfermagem, medicina, assistente social, residentes, estagiários e profissionais vinculados à saúde mental. A novidade da mudança de local é por ser no Centro da cidade, com espaço amplo e que facilita os atendimentos”, afirma.
 
O Ambulatório Municipal de Saúde Mental funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O quadro de profissionais conta com psicólogos, médico psiquiatra, enfermeiro e técnico em Saúde Mental.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Fotos: 
Marcelo Oliveira/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial