Notícias

29/03/2022 29/03/2022 10h51m

A um mês do evento, Prefeitura divulga lista de autores convidados para a Feira do Livro de 2022


Arte: Gibran Carrazzoni /Prefeitura

Além dos escritores, duas atrações locais também estão confirmadas para a edição deste ano

Nesta terça-feira (29), a um mês da abertura da 49º Feira do Livro de Santa Maria, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, divulga os nomes de convidados já confirmados nesta edição. Entre eles estão Aline Bei, Eliana Yunes, Fernando Anitelli, Eduardo Bueno e Afonso Cruz (em anexo, abaixo, um breve currículo dos autores). As datas e horários de participação de cada convidado ainda não foram definidos. Esta edição da Feira ocorre de 29 de abril a 14 de maio, na Praça Saldanha Marinho, mas contará também com atrações online.

“Mais do que um evento, a Feira é a promoção do livro e da leitura na Praça Saldanha Marinho, ponto mais central de Santa Maria. Vão ser 16 dias da efervescência literária. De arte, música e cultura. A Feira atrai visitantes de todo o Estado, até de outros Estados do país, e movimenta uma cadeia econômica por duas semanas. Potencializa o turismo em torno da cultura e da educação”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro.

Além dos autores, também estão confirmadas duas atrações locais. “Rima” é um show musical proposto pelos intérpretes, compositores e instrumentistas Igor Tadielo e Pablo Cardoso. Com formato intimista, é pautado na força e peculiaridade da música e da poesia do Rio Grande do Sul. Um espetáculo com composições autorais e releituras de canções já conhecidas, escolhidas pelas mensagens que suas poesias retratam. As canções são desprovidas de preconceitos e cantadas por uma nova geração, que preserva o que já foi feito, mas que tem o dever de mudar alguns olhares herméticos da música do Sul que já não cabem mais serem reproduzidos nos dias de hoje.

A outra atração é com o artista independente Agostta. O santa-mariense de 22 anos apresenta em seus trabalhos fortes influências do Pop, Sad e R&B. Começou carreira solo em 2019 com o single “Tô com Saudade”, e a colaboração “Embalo”, duas faixas que receberam notável visibilidade nas plataformas de streaming. Em 2021, lançou o EP “Além de Love” que teve grande aceitação na plataforma Spotify, a maior de streaming de música no mundo. 

LANÇAMENTOS
Está aberto o período de inscrições para lançamento de livros e sessão de autógrafos na Feira do Livro de 2022. O autor interessado em participar deve enviar o formulário de inscrição pelo e-mail feiradolivrosm73@gmail.com até 8 de abril. A ficha deve ser solicitada pelo mesmo endereço eletrônico.

A inscrição deve informar em qual data, entre 29 de abril a 14 de maio, e local (se na Praça ou em livraria) será o lançamento do livro ou a sessão de autógrafos. Após o contato, a comissão organizadora enviará um termo de compromisso com os demais procedimentos.

A 49ª edição tem como patronesse a professora, escritora, pesquisadora e ativista Nikelen Witter; como professora homenageada, Maria Esther Gomes de Souza; e como escritor homenageado (póstumo), Mário Eleú da Silva. A Feira é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Universidade Franciscana (UFN), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e da Câmara do Livro. A produção cultural é de Denise Copetti. O evento tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM).

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni /Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial