Notícias

11/01/2022 11/01/2022 21h52m

Mutirão para a retirada dos fios em desuso avança pela Avenida Rio Branco e terá continuidade


Alex Caceres (Prefeitura)

Trabalho começou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (11) e foi coordenado pela Prefeitura de Santa Maria e pela RGE 

Teve início, nesta terça-feira (11), o mutirão para a retirada dos fios em desuso dos postes da Avenida Rio Branco, entre as ruas Venâncio Aires e Vale Machado, no Centro de Santa Maria. O trabalho começou nas primeiras horas da manhã e se estendeu até o final da tarde. O mutirão deve seguir nos próximos dias e envolver outros trechos da via. A iniciativa é coordenada pela Prefeitura de Santa Maria e pela empresa RGE. 

"A ação ocorreu dentro do que esperávamos. Finalizamos o sentido Centro-bairro sem incidentes. Nesta quarta-feira (12), as equipes farão o outro lado da avenida. Em breve, teremos uma reunião de avaliação com as empresas compartilhantes para definirmos a continuidade do mutirão em outros pontos da cidade", afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo. 

Entre os objetivos da ação, está levar mais segurança para a população e melhorar o aspecto visual da Avenida Rio Branco. O local possui prédios históricos com fachadas preservadas, mas, que, às vezes, ficavam encobertas pelo acúmulo de fios. 

Realizada pelas empresas detentoras dos cabeamentos, a retirada começou no sentido Centro-bairro, porém, algumas empresas já passaram a trabalhar no lado oposto, no sentido bairro-Centro, onde fica o Paradão e a Catedral Metropolitana. O secretário de Inovação e Tecnologia da Informação (TI), Tiago Sanchotene, afirma que a ação já surtiu o efeito esperado. 

"Nós tivemos uma grande adesão das empresas, principalmente as de telefonia. Trabalhamos em um trecho muito preocupante para nós, da área da tecnologia, o que nos confere muita responsabilidade. Temos conexões grandes nesse trecho, até mesmo do Google. Portanto, estamos trabalhando com calma para não termos problema na rede de telecomunicações. Já temos um aspecto mais limpo nos postes", explica o secretário. 

CONTATOS

Se, durante o trabalho, ocorrer falta de energia, internet, serviço de telefonia ou outros problemas em função da retirada dos fios, os moradores e os comerciantes da região são orientados a entrar em contato com as empresas que operam o serviço danificado. Dessa forma, o prejuízo será solucionado com maior agilidade, já que é a própria empresa detentora dos cabos que fará o trabalho. A Ouvidoria da Prefeitura também está disponível pelo telefone 156.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) e Alex Caceres (Prefeitura)

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial