Notícias

17/11/2021 18/11/2021 16h49m

Patrulha da Matrícula circula por bairros para conscientizar sobre prazos de inscrição nas escolas*


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

*Matéria atualizada às 16h33min do dia 18 de novembro. Atualização do cronograma das ações

Ônibus da campanha visita áreas de Santa Maria até 26 de novembro

Garantir o direito de que todas as crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estejam inscritos e matriculados na escola é o principal objetivo da Patrulha da Matrícula. Esta é uma iniciativa inédita da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), que começou nesta terça-feira (16), no Loteamento Leonel Brizola. A campanha busca sensibilizar as famílias da importância de crianças e adolescentes estarem matriculados nas escolas. 

Nesta quarta-feira (17), a Patrulha visitou áreas do Bairro Lorenzi, próximos à Escola CAIC Luizinho De Grandi. Até 26 de novembro (confira cronograma abaixo), uma equipe vai a bairros de Santa Maria com um ônibus equipado com computador para atender famílias que não têm acesso à internet e precisam fazer a inscrição de alunos nas redes públicas de ensino. Além disso, a Patrulha também vai às casas dos locais visitados para conversar com pais e responsáveis. 

“Estamos neste trabalho de busca ativa nas comunidades, conversando com as famílias, já fazendo um levantamento das crianças e adolescentes de cada área. É um direito de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos estarem matriculados, e assim como é dever dos poderes públicos oferecerem educação básica e gratuita, é dever os pais e responsáveis garantir que os estudantes estejam matriculados e frequentando a escola”, destaca a Coordenadora do Programa Todos na Escola da Smed, Suzane Serafim.

No momento da inscrição, os pais devem portar a certidão de nascimento e CPF do aluno. O ônibus da Patrulha da Matrícula é uma maneira de possibilitar acesso aos sites da Prefeitura e do Estado para fazer a inscrição dos estudantes. A equipe da Smed vai auxiliar os responsáveis durante todo o processo de preenchimento dos formulários online. 

O período de matrículas para a Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino está aberto. A campanha também busca reforçar este prazo e a importância do regresso dos estudantes às escolas. 

A Patrulha da Matrícula é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Smed, em parceria com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), a Central de Matrículas e o programa Primeira Infância Melhor.

CRONOGRAMA
Quinta-feira (18) – Das 7h30min às 11h e das 16h às 19h30min, no Alto Boa Vista, na EMEI Sinos de Belém

Sexta-feira (19) 
– Das 9h ao meio-dia, no Bar da Lizandra
– A partir das 14h, no unidade Estartégia Saúde da Família (ESF) Vila Lídia

22/11
– Das 8h30min ao meio-dia, Vila Brenner, na EMEI Professora Glaci Correia da Silva
– A partir das 14h, no Centro Desportivo Municipal (CDM)

23/11
– Das 9h às 11h, no CTG Sentinela da Querência, em Camobi
– Das 14h às 18h, no Oreco, na Tancredo Neves

24/11
– Das 9h ao meio-dia, no CAIC Luizinho De Grandi, no Bairro Lorenzi
– Das 13h às 16h, Portelinha

25/11
– Das 9h ao meio-dia, na Praça CEU, Nova Santa Marta
– Das 16h às 19h30min, Vila Maringá, Diácono João Luiz Pozzobon

26/11
– Das 14h às 18h, EMEF Irmão Quintino, Vila Caramelo
– Das 16h às 19h30min, no Oreco, Tancredo Neves

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial