Notícias

08/09/2021 08/09/2021 14h36m

Defesa Civil já entregou mais de 300 metros de lonas para famílias atingidas pela chuva


No distrito de Boca do Monte, na estrada Cabeceira do Raimundo, o vento forte destruiu uma casa e um galpão

Informações atualizadas às 11h30min

A Prefeitura de Santa Maria segue atendendo as diversas solicitações de ajuda da população atingida pela forte chuva desde a noite desta terça-feira (7). Equipes da Defesa Civil, da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana trabalham para contabilizar os prejuízos e sinalizar os locais de bloqueios. Até o final da manhã desta quarta-feira (8), houve o registro do destelhamento de 54 casas. Por isso, mais de 300 metros de lonas foram entregues para moradores dos bairros mais atingidos, que são Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Boi Morto, Campestre do Menino Deus e João Goulart.

Na Rua Professor Fontoura Ilha, no Bairro João Goulart, uma ponte de madeira foi interditada, pois oferece risco à população. No Bairro Pinheiro Machado, com a força do vento, muitos postes de energia elétrica estão inclinados. A empresa RGE trabalha no local.

No Bairro Tancredo Neves, um dos mais atingidos pelo temporal, o Complexo Esportivo Oreco teve o telhado danificado e está temporariamente interditado. 

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 12h, foram registrados 77 milímetros de chuva no Município, principalmente no Bairro Lorenzi. Já o acumulado das últimas 96h chega a 160 milímetros. Na noite desta terça, houve chuva com vento forte superior aos 70 km/h e registro de granizo nos bairros Camobi, Dom Antônio Reis, Uglione, Tancredo Neves, entre outros.

Os motoristas devem estar atentos para bloqueios em decorrência da forte chuva e do vento. Na Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, parte da via segue interditada devido à queda de uma estrutura de outdoor. O local está sinalizado e deve ficar com bloqueio até que a estrutura seja retirada. 

Na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, no sentido Bairro-Centro, a via está em meia pista, próximo a uma revenda de veículos, devido a um buraco na calçada com mais de três metros de profundidade que compromete parte da pista. O local segue sinalizado.

Os motoristas que trafegam pela BR-158, entre Santa Maria e Itaara, também devem estar atentos para as árvores e galhos na estrada. O Corpo de Bombeiros já trabalha para liberar o trecho próximo ao Timbaúva. Já na BR-287, houve momentos de interdição durante a madrugada, mas já está liberada para o tráfego de veículos.

Estragos no Interior do Município

Além dos prejuízos na área urbana de Santa Maria, a Secretaria de Desenvolvimento Rural segue contabilizando os estragos pelo Interior do Município. No distrito de Boca do Monte, na estrada Cabeceira do Raimundo, o vento forte destruiu uma casa e um galpão. De acordo com informações da Secretaria, não havia ninguém no local no momento da ocorrência. Ainda no mesmo distrito, o Rio Ibicuí transbordou e a estrada Picada 12 de Maio está embaixo d’água. O local está bloqueado, impossibilitando o tráfego de veículos. Já no distrito de Santo Antão, uma árvore caiu em cima de uma residência, mas não houve pessoas feridas.

As famílias que foram atingidas e tiveram problemas com a chuva, podem fazer solicitações de lonas, telhas e ajuda pelos contatos:

BOMBEIROS 
– 193

CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA (CIOSP)
– 153
– 99217-8122 (Whatsapp)
– 99167-4728 (Whatsapp)
– 99167-8452 (Whatsapp)

DEFESA CIVIL MUNICIPAL
– 3222-5192
– 99110-7940 (Whatsapp)

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial