Notícias
28/08/2021 28/08/2021 14h25m
Ao lado da 13ª RT, Prefeitura de Santa Maria recebe a Chama Crioula no DT Querência da Medianeira

Prefeito Jorge Pozzobom participou do ato simbólico durante a manhã deste sábado (28)
Pontualmente às 10h30min deste sábado (28), um dos principais símbolos da cultura gaúcha cruzou o portão do DT Querência da Medianeira, no Bairro Patronato. Na ocasião, representantes da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), ao lado da Prefeitura de Santa Maria, receberam a Chama Crioula, que, agora, ficará guarnecida no local até 11 de setembro, quando será distribuída para 82 entidades da Região Central.
O fogo foi entregue ao prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e ao vice-coordenador da 13ª RT, Antonio Garcia, pelo diretor do Departamento de Cavalgada da 13ª RT, Gabriel Figueiredo, que liderou os gaúchos que percorreram 120 quilômetros a cavalo para transportar buscar e trazer a Chama Crioula de São Pedro do Sul, onde foi originada, para Santa Maria.
Para o ato de acendimento da pira no DT Querência da Medianeira, Pozzobom convidou a pequena Isabelle da Costa Pereira, 12 anos, primeira prenda mirim da entidade. A solenidade teve a execução dos hinos nacional e riograndense e o pronunciamento das autoridades presentes.
O prefeito de Santa Maria fez questão de destacar o encontro de gerações e a valorização da família durante a cavalgada — a primeira depois da suspensão dos festejos farroupilhas em 2020, em função do agravamento, na época, da pandemia. Durante o discurso, o chefe do Executivo Municipal deu a palavra ao cavaleiro mais antigo, Otávio Nunes, 86 anos, ao cavaleiro mais jovem, Davi Lucas Wagner Tauchen, 8 anos, e à Maria Amélia Vasconcelos, 62 anos, prenda que acompanhou todo o transporte da Chama Crioula.
“É muito bacana conhecermos a história do seu Otávio, do Davi e da Maria, que representam a difusão da cultura gaúcha ao longo das gerações. Aproveito para agradecer a responsabilidade com a qual a 13ª Região Tradicionalista conduziu a cavalgada, optando, ao mesmo tempo, por não realizar o desfile de 20 de setembro neste ano. Vamos avançar com cuidado e foco na vacinação contra o coronavírus, que já alcança quase 100% da população de Santa Maria. E, para 2022, vamos pensar festejos grandiosos na nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), presidente da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav) e ex-presidente da 13ª RT, Ildo Wagner, comentou as dificuldades enfrentadas pelas entidades tradicionalistas durante a pandemia, mas ressaltou o apoio dado pela Prefeitura de Santa Maria.
“A Prefeitura de Santa Maria nunca mediu esforços para estar junto conosco e nos ajudar no que foi possível durante a pandemia. Para o MTG, começa a girar a roda novamente. Fizemos essa cavalgada observando todos os protocolos exigidos. Família, honra e responsabilidade são a base do MTG”, disse Ildo Wagner.
O evento também prestou homenagens aos cavaleiros Aleixo Mello, João Luiz Marchezan Dornel e João Pereira de Moraes, falecidos no período compreendido entre a cavalgada de 2019 e a de 2021.
Também participaram da recepção da Chama Crioula o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeferson Nunes, o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, o presidente da Associação da Expresso Medianeira, Paulo Sergio Ignacio, a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, Aline Zuse, o representante do comando da Brigada Militar, o major Mauricio Batista Nunes Homem, e o patrão do DT Querência da Medianeira, Ricardo Quinhones, entre outras autoridades.
O evento, que seguiu os protocolos de combate à propagação da Covid-19, foi organizado pela Comissão Executiva Municipal da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas, que é presidido pelo prefeito e é composto por representantes de diversos setores da sociedade, como secretarias do Município, Câmara de Vereadores, órgãos de segurança, Ala-4, Exército Brasileiro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Arquidiocese de Santa Maria, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e MTG.
Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria