Notícias

03/05/2021 05/05/2021 19h12m

Prefeitura de Santa Maria dá início à vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades


Ações estão sendo organizadas de forma descentralizada para haver melhor acolhimento aos integrantes do novo grupo prioritário

Com mais de 64 mil pessoas já imunizadas com pelo menos uma dose contra a Covid-19, a Prefeitura de Santa Maria avança na vacinação das pessoas com comorbidade. Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), trata-se de novo grupo prioritário de aplicação de doses para combater o coronavírus. Integrantes desse grupo devem ficar atentos aos dias e horários de vacinação, bem como aos documentos exigidos para a comprovação da doença, seguindo resolução 89 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A partir desta terça-feira (4), a Prefeitura organiza iniciativas descentralizadas e com doses disponíveis em menos locais (confira abaixo). Os objetivos são garantir melhor acolhimento para as pessoas com comorbidades e mais segurança aos pacientes durante a verificação dos documentos que comprovarão a doença. 

A orientação do Ministério da Saúde é a apresentação de um comprovante, como receita médica, laudo de exame ou qualquer outro documento comprobatório junto com uma declaração. Todos os documentos terão de ser em duas vias. A validade dos documentos é variável, uma vez que muitos diagnósticos são permanentes.

Até o momento, foram definidas ações para pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise e para quem tem alguma comorbidade. A vacinação destinada a gestantes e puérperas com comorbidade e a pessoas com síndrome de down depende da definição dos locais. Um levantamento junto à Secretaria de Desenvolvimento Social está sendo feito para efetivar a imunização em pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Novas ações serão divulgadas nos próximos dias.

Idosos seguem sendo vacinados

Mesmo com o avanço da imunização para um novo grupo prioritário, a Prefeitura de Santa Maria dá continuidade para a vacinação de idosos. Nesta segunda-feira (3), ocorreram ações em dois distritos. Em Santa Flora, 52 pessoas com 60 anos ou mais receberam a primeira dose contra a Covid-19. Já em Santo Antão, 20 pessoas de 64 anos ou mais completaram o ciclo vacinal com a segunda dose. As iniciativas seguirão ao longo desta semana.  

Campanha de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria
Comorbidades – Fase 1

Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise
18 anos ou mais
- Dispensação para a Clínica Renal a partir desta terça-feira (4), às 13h30min, com vacinação conforme organização do local e contato com os pacientes
- Comprovações junto à clínica

Pessoas com comorbidades
Quando:
- Quinta-feira (6), das 8h ao meio-dia
Locais:
- Clube Dores (para pedestres) – 1.000 doses
- Shopping Praça Nova (para pessoas em veículos) – 1.000 doses

Para quem:
- Pessoas de 50 a 59 anos
- Obesidade mórbida (IMC maior que 40), diabetes, cirrose hepática, anemia falciforme e imunossupressão (transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV/Aids, doenças reumáticas, demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses, neoplasias hematológicas)
Comprovação: 
- Declaração de morbidade (1 cópia preenchida e assinada) e documento comprobatório (de até 3 anos) conforme a doença (original e 1 cópia xerox)

Pessoas com comorbidades
Quando:
- Sábado (8), das 8h ao meio-dia
Locais:
- Clube Dores (para pedestres) – 1.000 doses
- Shopping Praça Nova (para pessoas em veículos) – 1.000 doses

Para quem:
- Pessoas de 50 a 59 anos
- Pneumopatias crônicas graves (doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave), hipertensão arterial resistente, doença renal, doença cardiovascular e doença cerebrovascular
Comprovação: 
- Declaração de morbidade (1 cópia preenchida e assinada) e documento comprobatório (de até 3 anos) conforme a doença (original e 1 cópia xerox)

Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC)
De 54 a 59 anos
Após levantamento das regiões de moradia, conforme cadastro junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, será agendada data para a vacinação

Todos devem apresentar documento com foto e CPF.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial