Inicial > Notícias > Pelas redes sociais, Masm expõe obras...

Notícias

03/03/2021 03/03/2021 19h39m

Pelas redes sociais, Masm expõe obras de artista santa-mariense em alusão ao Mês da Mulher


Divulgação

Mostra intitulada “O que há? Entre a face e a máscara”, de Simone Rosa, teria visitações presenciais, porém, devido à bandeira preta, ocorrerá pelo Instagram e pelo Facebook

O Museu de Arte de Santa Maria (Masm) dá início, nesta quarta-feira (3), à exposição “O que há? Entre a face e a máscara”, da artista santa-mariense Simone Rosa. Inicialmente, estava previsto que o público poderia conferir presencialmente a mostra. Entretanto, devido às regras da bandeira preta no Modelo de Distanciamento Controlado, sob as quais está todo o Estado, a exposição ocorrerá somente pelas redes sociais do Masm, no Instagram e no Facebook. Nesta quarta-feira, ocorre a abertura online da mostra, às 20h, na página Ateliê Simone Rosa, no Facebook, por meio de vídeo.  

Duas vezes por semana, registros do trabalho da artista serão publicados no ambiente digital. São cerca de 30 pinturas, em acrílico e óleo, desenhos de técnica mista e gravuras digitais que tratam de questões ligadas ao universo feminino. As obras foram selecionadas pelo curador Carlos Roberto Rangel, artista autodidata e doutor em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho faz alusão ao Mês da Mulher.

Em princípio, a data estipulada para o encerramento da exposição é 31 de março. Se, até esse dia, as regras do Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual permitirem e, também, se esse for o entendimento da Prefeitura de Santa Maria, de acordo com a situação epidemiológica e sanitária de momento, a visitação presencial poderá ser liberada.

Conteúdo da exposição

Conforme Simone, as pinturas e os desenhos trabalham figuras de máscaras e corpos femininos despidos do vestuário, que seria a “máscara do corpo”.
“A nudez deve-se à ideia de que, mesmo despidas, só estamos realmente nus quando abandonamos as máscaras sociais. Em busca da essência feminina, questiona-se o que está entre as faces e as máscaras? O que está por trás de cada máscara?”, reflete a artista.

A santa-mariense é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Estilismo de Calçados pela Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, e mestre em Engenharia de Produção – Projeto de Produto e Artes Visuais, pela UFSM. Atualmente, ela é doutoranda em Design e Tecnologia na UFRGS.

Exposição: “O que há? Entre a face e a máscara”
Artista: Simone Rosa
Período: 3 a 31 de março de 2021
Como conferir: pelas redes sociais do Masm, em @masmmuseudearte (Instagram) e @museudeartesm (Facebook)

Texto: Rafael Favero
Fotos: Divulgação
Superintendência de Comunicação 
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial