Notícias

24/03/2020 24/03/2020 15h08m

Centro de Referência Municipal concentra esforços em monitoramento e combate ao COVID-19


Espaço reúne equipe multiprofissional para fluxos estabelecidos nas redes de saúde pública e privada

Frente à pandemia mundial de coronavírus, a Prefeitura de Santa Maria reuniu uma equipe de multiprofissionais em um mesmo local com o objetivo de centralizar informações e decisões para minimizar o avanço do vírus no Município. O Centro de Referência Municipal do COVID-19 está em funcionamento desde esta terça-feira (24), na Rua Conrado Hoffmann, 277, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. 

“Não se trata de um local para atendimento da população, e, sim, um espaço onde a Vigilância em Saúde e demais profissionais possam atuar para melhor definir fluxos, organizar dados, discutir casos, entre outros. Para a população, a orientação continua sendo a de que o contato ocorra por telefone, sem a necessidade de sair de casa”, reforça o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas.

O Centro de Referência Municipal do COVID-19 conta com cerca de 10 profissionais da saúde, como médico, enfermeiro, biomédico, farmacêutico, entre outros, além de equipe administrativa. Também tem apoio de residentes da UFSM e da UFN. O coordenador do local, o epidemiologista do Município Marcos Lobato, explica que o Centro tem três principais funções. A primeira é organizar os fluxos de casos de coronavírus para, então, fazer a investigação da melhor forma possível.

“Além disso, partem do Centro as equipes que realizam as coletas de exames nos domicílios onde residem as pessoas que tiveram a notificação avaliada e nos serviços de saúde, como hospitais e clínicas particulares. O espaço também é para apoio e treinamento de equipes de saúde do Município e de outras instituições, com discussão de casos com a equipe multiprofissional”, explica Lobato.

O Centro de Referência Municipal do COVID-19 funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e conforme a necessidade da equipe. Para informações referentes à doença, a população deve ligar para 150 (Disque Vigilância, da Secretaria Estadual de Saúde), 136 (Disque Saúde, do SUS) ou (55) 3220-8500 ou (55) 3213-1800 (Disque Covid, da UFSM).

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial