Buscar

23/03/2020 23/03/2020 15h59m

Prefeitura de Santa Maria monta estrutura no CDM para acolher moradores de rua


Ao menos dois ginásios, neste momento, serão preparados para receber as pessoas em situação de rua

Com o objetivo de atender a população de rua, a Prefeitura de Santa Maria começa a montar, a partir desta segunda-feira (23), uma estrutura de acolhimento no Centro Desportivo Municipal (CDM). O objetivo do Poder Executivo é que, já nesta terça-feira (24), as pessoas em situação de rua sejam encaminhadas para os ginásios do complexo esportivo. Nesta segunda, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer começou a recolher donativos. As medidas são preventivas e de combate ao COVID-19.

Neste primeiro momento, dois pavilhões serão estruturados no CDM. Um deles, conforme a Secretaria de Desenvolvimento Social, fará o acolhimento às pessoas, cadastrando-as. Posteriormente, as pessoas serão encaminhadas, cada uma com um kit de higiene, para o banho e a higiene pessoal. Ainda, serão servidas refeições fornecidas pelo Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter e feitas avaliações de Saúde.

No segundo ginásio, a Prefeitura colocará gradis, destinando um espaço individual e separando as pessoas conforme as recomendações. Os dormitórios, com colchões e roupas de cama, já estarão higienizados. A Prefeitura acredita que cerca de 50 pessoas devem ser acolhidas no espaço.

“Precisamos, enquanto Poder Público, pensar em todos os cidadãos. As pessoas em situação de rua estão vulneráveis. Por isso, montamos um espaço para elas, em que são tomados todos os cuidados preventivos ao coronavírus”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

As abordagens aos moradores de rua serão feitas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e também pelos órgãos da Segurança Pública que estão nas ruas solicitando para que as pessoas fiquem em casa. Os servidores e os agentes irão orientar os moradores de rua para que procurem o serviço no CDM.

ARRECADAÇÕES DE DONATIVOS

Desde a manhã desta segunda-feira, uma equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer está percorrendo as ruas da cidade para recolher donativos. Segundo o superintendente de Esportes, Givago Ribeiro, muitas pessoas estão acionando a Prefeitura para que recolha materiais de higiene, colchões, roupa de cama, entre outros objetos e produtos, para que seja montada a estrutura aos moradores de rua.

A proprietária de uma academia de ginástica na Avenida Rio Branco não pensou duas vezes em acionar o Poder Público para doar kits de higiene. Suelen Hoffman de Moraes e os alunos já haviam reunido esses produtos para outra iniciativa. Mas, sabendo da necessidade de ajudar quem mais precisa neste momento, ela acionou o número (55) 98422-8047. Nesse contato, a pessoa passa o endereço, e um veículo do Município recolhe o donativo.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

       

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2020, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial