Buscar

20/03/2020 22/03/2020 17h31m

Com reforço do Exército em Santa Maria, campanha de vacinação começa nesta segunda-feira


Release e documento atualizados em 22 de março de 2020, às 17h30min

Imunização contra a Influenza prioriza, nesta primeira fase, idosos e trabalhadores da saúde

Oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Santa Maria e um Centro Comunitário passarão a contar com tendas do Exército destinadas à vacinação contra a Influenza. A Campanha Nacional de 2020 começa nesta segunda-feira (23), mais cedo que nos anos anteriores em função da pandemia de coronavírus. Esta primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe é destinada a idosos e trabalhadores da saúde. 

O objetivo das tendas, uma parceria entre a Prefeitura e o Exército, é evitar que as salas de vacina concentrem muitas pessoas em espaços pequenos, uma das iniciativas para que seja evitada a circulação do coronavírus. As tendas ficarão localizadas em frente ou ao lado das unidades, em ambientes ao ar livre. São elas: Wilson Paulo Noal (Camobi), São José, Oneyde de Carvalho (Vila Lorenzi), Centro Social Urbano (Vila Oliveira), Waldir Mozzaquatro (Vila Schirmer), Kennedy (Bairro Salgado Filho), Joy Betts (Bairro Perpétuo Socorro), Floriano Rocha (Cohab Santa Marta) e Associação Comunitária do Bairro Tancredo Neves.

Dentro desses espaços, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde receberão a população. Já nas demais salas de vacina, haverá controle do fluxo de pessoas, organização de fila com um metro de distância entre um paciente e outro e ventilação nos espaços (confira horários abaixo). 

Santa Maria já recebeu 17.650 doses do Estado, que deverão ser repostas conforme a necessidade. Por isso, não há motivo para grandes filas logo no primeiro dia de vacinação. A meta do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é vacinar 90% dos grupos prioritários. 

Apesar da vacina contra a Influenza não prevenir contra o novo vírus COVID-19, a dose minimiza o impacto sobre os serviços de saúde. Os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus, e essa antecipação da Campanha Nacional visa reduzir a carga da circulação de Influenza na população.

O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento. Já na terceira fase, que começa em 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2020, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial