Notícias

11/11/2019 11/11/2019 23h19m

Mais de 40 restaurantes ganham Selo de Qualidade Sanitária por meio de iniciativa de categorização


Ideia é promover a segurança alimentar da população de Santa Maria

Representantes de estabelecimentos comerciais de Santa Maria participaram, na tarde desta segunda-feira (11), na Universidade Franciscana (UFN), da entrega oficial dos selos do Programa de Categorização dos Serviços de Alimentação. A iniciativa é idealizada e executada pela Prefeitura, por meio da Vigilância em Saúde, demonstrando compromisso com a educação sanitária e o trabalho orientado. Conta com apoio da UFN, da UFSM e do Sebrae, efetivando uma atividade de extensão. Os selos são A, B e C, conforme a pontuação obtida nos critérios de classificação e eliminatórias de boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos. 

“Trata-se de uma ação conjunta entre as iniciativas privada e pública. Estamos dando um passo muito importante em nome da preservação da saúde da população. Por isso, temos de evidenciar o trabalho da equipe da Vigilância em Saúde e parabenizar os estabelecimentos que abriram suas portas para certificar que estão cumprindo um importante papel aos consumidores”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom, que entregou os certificados junto com o vice-prefeito Sérgio Cechin.

O Programa de Categorização teve início em agosto de 2018, inspirado na experiência positiva da Anvisa durante a Copa do Mundo de 2014. Santa Maria é pioneira no Estado nesse tipo de iniciativa. De lá até agora, ocorreram encontros de qualificação. Após, os empresários tiveram um período de realização da autoavaliação, que contou com um aplicativo desenvolvido pelo Laboratório de Geomática da UFSM. 

Os selos, que serão de conhecimento de todos os consumidores, indicam a categoria de cada estabelecimento e expressam a qualidade dos serviços e produtos oferecidos, tendo como critério as boas práticas e os cuidados com a saúde da população. Todo o trabalho é orientado pela Vigilância em Saúde do Município. Para isso, os estabelecimentos passaram por duas auditorias voluntárias realizadas pela equipe de Vigilância em Saúde. Após o primeiro ciclo de inspeção, eles tiveram 90 dias para as adequações necessárias. No segundo ciclo, ocorreu a determinação da categoria ao serviço de alimentação, e, então, as empresas foram classificadas.

Conforme o superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Alexandre Streb, o nível de qualidade sanitária e de higiene dos locais merece destaque e valorização pelos consumidores e visitantes. A lista de identificação dos locais e categorias estará disponível no site da Prefeitura.

O ato também foi prestigiado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, pela reitora da UFN, Iraní Rupolo, e por representantes da UFSM, do Sebrae e do Sesc. 

Confira aqui a categorização dos estabelecimentos.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial