Notícias

31/07/2019 31/07/2019 16h38m

Prefeitura de Santa Maria dá início ao Mês da Cultura 2019 em cerimônia especial nesta quinta-feira


Abertura da programação ocorrerá em solenidade no Theatro Treze de Maio, a partir das 19h

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, dá início, nesta quinta-feira (1º), ao Mês da Cultura 2019. A solenidade de abertura da programação será realizada, a partir das 19h, no Theatro Treze de Maio, na Praça Saldanha Marinho. Até 4 de setembro, o público poderá conferir manifestações artísticas variadas em teatro, circo, música, artes visuais, cinema e literatura, e que irão ocupar diferentes espaços da cidade. A maior parte das atividades, que reúnem mais de 30 atrações, tem entrada gratuita, mas alguns espetáculos cobram ingressos populares. Confira o calendário abaixo.

Entre os destaques da programação, estão diversos espetáculos no Theatro Treze de Maio, a entrega do prêmio literário Felipe D'Oliveira, a premiação do XLI Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria 2019 e a entrega do Prêmio Amigo da Cultura, além de outras atrações. Também constam no calendário eventos com ênfase na tradição gaúcha como o Juvenart, a ser realizado no Centro de Eventos da UFSM pelo CTG Sentinela da Querência, a partir das 7h30min, no dia 3 de agosto.

A programação destaca projetos culturais financiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e pelo edital municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Santa Maria. Um exemplo será a apresentação da Banda Marcial Manoel Ribas no abrigo Oscar Pithan, em 18 de agosto. Com entrada gratuita, a iniciativa faz parte do projeto Transformação Social Através da Música, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

Com a função de reafirmar a Biblioteca Pública Henrique Bastide (Avenida Presidente Vargas, 1300) como espaço para múltiplas ações, a exposição itinerante A Trajetória da Arqueologia no Rio Grande do Sul será realizada de segunda a sexta-feira, até 30 de agosto, na Biblioteca Pública.

A mostra é uma realização da Lahtu Sensu Administração Cultural, financiamento do Pró-Cultura/RS -FAC Secretaria de Estado da Cultura do RS, e apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN/RS), Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria e Secretaria de Município da Educação de Santa Maria.

Vale lembrar que, nos dias 28, 29 e 30 de agosto, ocorrerá a segunda eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria e a 3ª Conferência Municipal de Cultura, como momentos especiais no calendário.

 Mais informações pelo telefone (55)3021-7250

Texto: Erenice de Oliveira (Mtb 9040)
Fotos: Carlos Stein e Fábio Del Re/Viva Foto
Obras da Artista Visual: Ana Norogrando 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial