Notícias

30/04/2018 21/05/2018 09h29m

Período de inscrições para o Concurso Fotográfico e o Concurso Literário começa na quarta-feira


Este ano, em comemoração ao 160 anos de Santa Maria, dois concursos inéditos destinados a crianças e jovens foram criados 

 

A partir da próxima quarta-feira (02) estão abertas as inscrições para o XL Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria e para o XLI Concurso Literário Felippe D'Oliveira, ambos promovidos pela Prefeitura e coordenados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Apesar da data de início do período de inscrições serem as mesmas para os dois certames, as datas de término são diferentes, por isso, interessados em participar devem ficar atentos. Para o Concurso Fotográfico Cidade de Santa Maria, as inscrições encerram no dia 09 de julho. Já o Concurso Literário Felippe D’Oliveira, nas categorias Conto, Crônica e Poesia, realiza inscrições até 08 de junho (saiba mais sobre inscrições abaixo).

 

EDIÇÕES ESPECIAIS CRIADAS PARA OS 160 ANOS
Em comemoração aos 160 de emancipação político-administrativa de Santa Maria, paralelamente ao concurso fotográfico e ao concurso literário, a Prefeitura promove duas oportunidades voltadas a descobrir novos talentos e estimular a participação de jovens estudantes do Município. Ambos os certames têm regulamento próprio e a leitura de cada um, antes da participação, é indispensável.

O Prêmio Estudantil de Fotografia Santa Maria Cidade Cultura tem por objetivo apoiar e incentivar jovens estudantes a produzirem obras de arte na linguagem da fotografia. Podem participar alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas e privadas de Santa Maria, inclusive dos distritos. Para saber mais sobre o certame, é indispensável a leitura do regulamento, disponível neste link. O período de inscrição encerra no dia 09 de julho. Leia o regulamento completo do Prêmio Estudantil de Fotografia Santa Maria Cidade Cultura neste link.

Ainda em comemoração aos 160 anos do Município, 50 anos do Título Cidade Cultura e 80 Anos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, será realizado, junto ao XLI Concurso Literário Felippe D’Oliveira, o Prêmio Literário Estudantil de Redação Santa Maria Cidade Cultura. O objetivo deste concurso é estimular o trabalho das escolas na área de Literatura, desenvolvendo com os alunos, produções literárias na modalidade de redação, (narração ou dissertação) motivando-os a escrever sobre o cotidiano, valores culturais e o que representa a cidade. Leia o regulamento completo do Prêmio Literário Estudantil de Redação “Santa Maria Cidade Cultura” neste link. Clique neste link para acesar a ficha de inscrição. 

 

XLI CONCURSO LITERÁRIO FELIPPE D’OLIVEIRA
O Concurso Literário Felippe D’Oliveira, Edição 2018 – Conto, Crônica e Poesia – busca homenagear a memória do poeta santa-mariense, além de estimular novas produções literárias nas modalidades Conto, Crônica e Poesia. O certame é dirigido a candidatos de nacionalidade brasileira, residentes no país ou no exterior.

Os candidatos poderão concorrer nas três modalidades literárias: Conto, Crônica e Poesia, obedecendo a um limite de até três trabalhos por modalidade. Ainda, os textos devem ser inéditos (sem publicação, nem premiação em outros concursos).

A premiação concederá R$ 3 mil e certificado ao participante que conquistar o primeiro lugar em cada modalidade. Aos demais candidatos, classificados em 2º e 3º lugares, em cada modalidade, serão entregues certificados de participação. O regulamento prevê ainda um Prêmio de Incentivo Local em cada modalidade, no valor de R$ 2 mil, dirigido exclusivamente a candidatos naturais de Santa Maria ou residentes na cidade há mais de dois anos.

 

INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser entregues na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (na Rua Venâncio Aires, nº 1934 - Prédio da SUCV - 2º Andar junto a Sala da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) – CEP 97010-004), no período de 02 de Maio  a 08 de Junho de 2018, das 8h às 13h e das 14h às 16h.  Mais informações pelo email smcel.felippedoliveira@gmail.com ou pelo telefone (55) – 39217026

 

CRONOGRAMA
Inscrições e envio de trabalhos:  02 de maio  a 08 de junho de 2018.
Seleção e classificação: de 26 de junho a 31 de julho de 2018.
Divulgação do resultado: 03 de agosto de 2018.
Premiação: 22 de agosto de 2018

 

XL CONCURSO FOTOGRÁFICO CIDADE DE SANTA MARIA
Criado pela Lei Municipal n° 1974/78 e promovido pela Prefeitura, o Concurso Fotográfico “Cidade de Santa Maria” tem como finalidade incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos. A coordenação do certame é da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e do Museu de Arte de Santa Maria (MASM).

A disputa abrange duas categorias (fotógrafo amador e fotógrafo profissional residentes em qualquer lugar do país) e três modalidades (Cor, Preto e Branco e temática sobre a cidade de Santa Maria). Cada participante poderá concorrer em uma categoria nas três modalidades.

As inscrições e entrega das fotografias podem ser feitas no período de 02 de maio a 09 de julho, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM) de duas formas. Pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, ou ainda via correio (neste caso, considera-se a data da postagem). O MASM está localizado na Avenida Presidente Vargas, nº 1400, Santa Maria/RS, CEP 97015-510.  Mais informações pelo telefone (55) 3921-7090 ou pelo e-mail masmdigital@gmail.com.

 

CRONOGRAMA
Inscrições/Envio: 02 de maio a 09 de julho de 2018
Seleção: 30 de julho de 2018 a 02 de agosto de 2018
Divulgação dos resultados: 03 de agosto de 2018.
Premiação: 22 de agosto de 2018, na Câmara Municipal de Vereadores.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Rafael Happke (Divulgação)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial