Notícias

17/11/2017 17/11/2017 18h02m

Jesma 2017: estudantes de Santa Maria disputam modalidade de xadrez na Apusm


Participaram alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular

 

Paciência, concentração e olhar atento a cada movimento executado pelo oponente são aspectos em comum a cada um dos participantes do jogo de xadrez. Na tarde desta sexta-feira (17), essas habilidades foram testadas durante as partidas promovidas pelos Jogos Escolares de Santa Maria (Jesma), realizadas na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm). No total, 23 equipes participaram.

A competição tem como objetivo reunir enxadristas e incentivar a prática do xadrez no Município e na região. A atividade é uma iniciativa da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Departamento de Xadrez da Apusm.

As partidas aconteceram em uma ampla sala reservada na Apusm, com iluminação adequada e equipada com mesas, cadeiras e ar-condicionado para melhor conforto dos 46 competidores, com idades entre sete e 17 anos. Participaram alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Bandeira Medina, Lourenço Dalla Corte, Martinho Lutero, Miguel Beltrame, Professora Altina Teixeira, Professor Sergio Lopes; da Rede Estadual de Ensino, por meio da Escola Indígena Augusto Ope da Silva, Escola Marieta D’Ambrósio e da rede particular, a Escola Medianeira, o Colégio Militar de Santa Maria e o Colégio Franciscano Sant’Anna.

Conforme o superintendente de Esporte e Lazer do Município, Givago Ribeiro, a atividade faz parte de uma importante parceria entre Prefeitura Municipal e sociedades de Xadrez de Santa Maria, como a APUSM e o Clube de Xadrez.

“Ficamos muito satisfeitos ao ver esse número de participantes. Essa atividade tem como intuito incentivar esses jovens por meio do esporte escolar. E, quem sabe um dia, eles possam estar aqui junto à Apusm fomentando competições de nível nacional e internacional”, ressalta Givago.

Para auxiliar em possíveis dúvidas referentes às regras do jogo durante a partida, os estudantes contaram com apoio de árbitros do Santa Maria Xadrez Clube que, além da arbitragem, também disponibilizou os tabuleiros de xadrez e o relógio para cronometrar o tempo das partidas. Cada disputa tem duração de, no máximo, 20 minutos. Os estudantes têm cinco oportunidades durante toda competição. O jogo segue até que se anunciem os campeões das modalidades. Estes irão disputar a fase final, agendada para este sábado (18).

A estudante Isadora Cristina Valdameri da Silveira, 13 anos, foi uma das representantes da Escola Marieta D’Ambrósio. “Estar nessa competição é um experiência nova, porque eu nunca tinha participado de nada parecido antes. Eu já jogava xadrez há um tempo, ele ajuda a desenvolver a capacidade de pensar. Eu adoro”, comenta a jovem.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Viviane Campos
Supervisão: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial