Inicial > Notícias > Pesquisadores portugueses ligados a projeto do...

Notícias

14/11/2017

Pesquisadores portugueses ligados a projeto do PEA-Unesco são recebidos pelo prefeito Pozzobom


Comitiva foi recebida pelo chefe do Executivo no Gabinete de Governança (Fotos: João Vilnei)

II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores encerra nesta terça-feira

 

Há mais de sete dias, Santa Maria tornou-se o centro das atenções quando os assuntos versam sobre doenças infecciosas. Profissionais ligados à Saúde e à Educação foram capacitados na área ao participarem do II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa que, por sua vez, encerra nesta terça-feira (14). Sabendo da grande importância que os palestrantes do projeto Infection Control Awareness Through Education (ICATE) – ligado ao Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco) – trouxeram aos servidores do Município, o prefeito Jorge Pozzobom recebeu a comitiva portuguesa no Gabinete de Governança.

O chefe do Executivo, acompanhando da secretária de Educação, Lúcia Madruga, e da coordenadora municipal da política HIV/AIDS, Patrícia Bueno, recebeu os pesquisadores e agradeceu à comitiva pelo conhecimento deixado em Santa Maria. Nesta terça-feira, os portugueses ainda participam do último dia de formação, que está ocorrendo no Clube Dores, e, posteriormente, vão a Canoas e a Gramado antes de retornar à Europa.

“Estou muito feliz com a presença de vocês aqui. Esse é o nosso primeiro ano de Governo, mas já temos resultados excelentes, como esse encontro aqui no Município”, ressaltou o prefeito.

Na oportunidade, a secretária Lúcia Madruga apresentou os números da formação. No primeiro dia, na segunda-feira (06), 350 profissionais participaram. Nos dias seguintes, os pesquisadores do ICATE conseguiram qualificar 257 pessoas ligadas à Saúde e à Educação. Na segunda-feira (13) – penúltimo dia das oficinas – 525 profissionais estiveram envolvidos nas palestras e, por fim, nesta terça-feira (14), estão inscritas mais de 500 pessoas para assistir o último dia de formação.

“Hoje conseguimos visualizar que atingimos o nosso objetivo. Foram dias incríveis de muito aprendizado”, completou Lúcia.

As formações encerram, mas, as ferramentas deixadas pelos pesquisadores serão utilizadas pelas secretarias de Saúde e de Educação do Município. Quem garante é a secretária de Educação e a coordenadora da política HIV/AIDS. Segundo elas, alguns projetos para o próximo ano já estão sendo programados, como uma unidade móvel de prevenção ao HIV.

“Desde sempre esse foi nosso objetivo, deixar um legado aos profissionais e que eles possam implementar novos projetos”, ressaltou a gestora do ICATE, Sónia Ferreira.

Ao longo dos mais de sete dias em Santa Maria, a comitiva de pesquisadores portugueses conheceu a maioria dos pontos turísticos da cidade, bem como provou os tradicionais lanches do Município, como o xis.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial