Inicial > Notícias > Região Leste passa a contar com...

Notícias

16/12/2016 16/12/2016 14h25m

Região Leste passa a contar com novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS)


Fotos: João Alves/PMSM (Mtb 17.922)

Os moradores da região leste de Santa Maria receberam na manhã desta sexta-feira (16) um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). O prédio localizado na Avenida João Machado Soares, nº 2777, antiga sede da subprefeitura de Camobi recentemente passou por reformas e ampliação e, a partir de agora, abriga o mais novo CRAS-Leste do município.

A nova unidade do CRAS deverá atender cerca de cinco mil famílias em situação de vulnerabilidade social do bairro Camobi, e contará com equipes de trabalho multidisciplinar para atendimento, acolhimento, acompanhamento familiar e individual, oficinas de convivência e de inclusão produtiva, visitas domiciliares, encaminhamento para serviços de proteção básica e outras ações já desenvolvidas pelas demais unidades do CRAS.

Os recursos para ampliação e reforma do prédio para implantação é oriundo de emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil, por intermédio do deputado Federal Luiz Carlos Heinze.

Santa Maria atualmente conta com quatro unidades do CRAS, nas regiões Leste, Oeste, Norte e Sul. As unidades de assistência social são responsáveis pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), nas áreas de vulnerabilidade e risco social do município.

Conforme a secretária da pasta, o novo centro é o primeiro na região com instalação padrão definido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). “Estamos muito felizes com essa nova instalação. Uma ambiência adequada e com uma boa estrutura é muito importante e definidora para produzir nas pessoas uma motivação na superação de suas vulnerabilidades”, destaca a secretária Margarida.

Representando o CREAS, Larrisa Piólti, sustenta que esse novo CRAS é a união de vários segmentos sociais em prol de um objetivo comum. “Pensar no ser humano, pensar no indivíduo, isso só é possível quando vários segmentos se reúnem em prol do bem da comunidade. O CRAS é essencial, é onde se encontra as portas de entradas do sistema único de assistência social”, declara Larissa.

O Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Antônio Valdir Padilha, relembra que a entidade esteve vistoriando o local e ficou muito satisfeito com o espaço que estavam ofertando à comunidade. “O conselho é uma porta aberta para construir soluções e vamos sempre acompanhar com muita seriedade o trabalho desenvolvido nos CRAS”, pondera Padilha.

Estiveram presentes na solenidade a secretaria de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer, a secretária adjunta da pasta Zélia Cunha, o secretário em Exercício de Mobilidade Urbana Flor Padilha, a coordenadora do CRAS-Leste Dina Duarte, o coordenador da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/SINE-SM, Ramiro Dutra, a coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) Larissa Piólti, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Antônio Valdir Padilha, o engenheiro Gilberto Mezzomo, as conselheiras tutelares, Rosecléia Porto e Bianca de Maio, o delegado Regional do Trabalho da 3º Região, Carlos Henrique Pippi. Representando o secretário do Trabalho e Assistência Social, Catarina Paladini, Representando o deputado Federal Carlos Heinze a vereadora Eleita Maria Aparecida Brizola Mayer e o Padre Augusto Martins de Barros, representando a igreja Nossa Senhora da Glória.

Texto: acadêmicos de Jornalismo Márcio Fontoura e Victória Luiza

Revisão: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Fotos: João Alves/PMSM (Mtb 17.922)

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial