Inicial > Mobilidade Urbana > Programa Vida no Trânsito > Dados da sinistralidade

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

Estatísticas da sinistralidade - 1º Semestre - 2023

                                      A sinistralidade em Santa Maria no 1º semestre de 2023

                A Secretaria de Mobilidade Urbana, através do Programa Vida no Trânsito apresenta a seguir as estatísticas da sinistralidade no primeiro semestre deste ano, em comparação ao cenário a partir do ano de 2019, quando iniciamos a compilação e análise dos dados de sinistros e vítimas no trânsito no município. (anexo em "Documentos")

                Neste ano, em relação ao mesmo período de 2022, alcançamos a meta de redução de 50% de vítimas fatais nas vias do município, com uma redução significativa nas vias de circunscrição municipal. O índice de vítimas com lesões corporais, também apresenta redução de mais de 26% em relação ao semestre do ano anterior que, embora não seja ainda o ideal, é contínua e significativa.

                Entretanto, é importante ressaltar que, assim como os estudos técnicos norteiam as intervenções para um trânsito seguro, os investimentos financeiros em equipamentos mais modernos e eficazes – semáforos, controladores e redutores de velocidade, a constante manutenção da sinalização – vertical e horizontal, a qualificação dos recursos humanos – agentes de trânsito que, frequentemente recebem cursos de atualização e aperfeiçoamento, como também a qualificação de servidores e os materiais destinados às ações da educação, têm papel fundamental em todos eixos da mobilidade urbana.

                No município, é evidente e ostensiva a importância da destinação de recursos com o objetivo de dar segurança no trânsito à população, tanto na engenharia – re-organização do tráfego, na fiscalização – ações para o cumprimento das leis de trânsito e, tão importante, atentar para a intensificação das intervenções e ações integradas e intersetoriais para a mudança de comportamento no trânsito. Na área de educação para o trânsito, atualmente recebemos o maior investimento financeiro para o desenvolvimento das ações para um trânsito seguro, considerado como um dos principais responsáveis pelos resultados positivos nos indicadores da sinistralidade em Santa Maria.

               Dessa forma, creditamos os resultados positivos na redução de vítimas no trânsito, que continuamente estamos alcançando, ao Ciclo Completo de Segurança Viária, em constante desenvolvimento pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com forte alicerce no tripé do trânsito – engenharia, fiscalização e educação, possível e executável graças ao entendimento dos gestores municipais e os recursos financeiros aplicados para a preservação da vida.

Lucimar Garcia de Sá

Coordenadora do programa Vida no Trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana