Secretaria de Município de Esporte e Lazer

31/05/2023 31/05/2023 11h49m

Com apoio da Prefeitura, Dia do Desafio teve atividades físicas e aulas de dança na Praça do Mallet


Iniciativa também contou com ginástica, alongamento, corrida e jogos de câmbio na areia

Um dia para celebrar a prática de exercícios físicos e a saúde. O Dia do Desafio, que ocorre anualmente em 31 de maio em todo o mundo, começou em Santa Maria com alongamentos, caminhada e muita alegria na Praça General Mallet, no Bairro Passo D’Areia. Na manhã desta quarta-feira (31), dezenas de idosos do projeto Maturidade Ativa, do Sesc, estiveram presentes para as atividades, que começaram logo cedo, às 8h. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a abertura oficial do Dia do Desafio ao lado do secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro. Também prestigiaram a cerimônia o vereador Givago Ribeiro; o diretor do Sesc, Flávio Dias; o presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa; e a diretora do Senac, Paula Machado.

Ao som da banda da 3ª Divisão do Exército, os presentes confraternizaram o início do Dia do Desafio com músicas populares. Houve também demonstração de adestramento de cães pela Brigada Militar. Ainda durante esta manhã, na praça, houve aulas de dança, ginástica, alongamento, corrida e jogos de câmbio na areia.

Pozzobom falou aos presentes sobre a importância de momentos como o Dia do Desafio para impulsionar as pessoas a cuidarem da saúde.

“Parabenizo a todos vocês por estarem aqui participando do Dia do Desafio. Todos os dias temos o desafio de sermos melhores, de construir uma cidade e uma sociedade melhor. E dias como esses são inspiradores para que a gente siga no trabalho de cuidar das pessoas”, declarou.   

O secretário Gilvan Ribeiro destacou a parceria entre a Prefeitura e o Sesc no desenvolvimento de projetos esportivos no Município.

“Temos orgulho dos nossos projetos desenvolvidos para todas as idades com parceria com o Sesc. E, hoje, estamos aqui juntos nesse dia que marca a prática esportiva, o cuidado da saúde física e mental. É importante essa parceria, que ainda vai render muitos outros eventos para promover o esporte de nossa cidade, incentivar a prática de atividades, como por exemplo a Maratona de Santa Maria, que terá a primeira edição em setembro deste ano”, disse.

A programação segue ao longo desta quarta-feira (confira abaixo), e inclui Desafio da Esteira, alongamento, caminhada, Desafio de Handbike, treinamento funcional, pista de velocidade, câmbio e zumba. Nesta edição, a ideia é também estimular o compartilhamento de um estilo de vida ativo. Para isso, foi criada a campanha “DDD+1”, que pede aos participantes que levem um amigo para praticar, ao menos, 15 minutos de exercício físico.

O Dia do Desafio é promovido pelo Sesc, com apoio da Prefeitura, que disponibilizou equipamentos, gazebos e auxiliou na organização do evento em Santa Maria. 

Sobre o Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre municípios. Coordenado no Brasil pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) – conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO. É um movimento comunitário, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: João Alves/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial