Educação Fiscal
19/03/2021 19/03/2021 12h02m
A APAE acolhe toda uma família, e você pode acolher a instituição através da destinação do IR

Até quinta (18) mais de 10 mil das 66 mil pessoas que devem fazer o acerto com o Leão em Santa Maria, já haviam declarado seu Imposto.
De acordo com o Censo IBGE 2010, o Brasil tem 45.606.048 de pessoas com deficiência, o que equivale a 23,9% da população do País. Lembrando que uma pessoa com deficiência não é uma pessoa doente, ela somente impõe, em casos específicos, a necessidade de adaptações. Em 1954 iniciou no Rio de Janeiro a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), já em Santa Maria ela foi fundada em 30 de abril de 1966 e trabalha no atendimento de pessoas com deficiência, como crianças, adolescentes e adultos, juntamente com suas famílias, contando com uma equipe multiprofissional.
A instituição atende as três políticas públicas: assistência social, educação e saúde, podendo assim atender um total de 580 usuários, sendo 110 da assistência social, com mais 49 funcionários. Atualmente desenvolve vários projetos de extrema importância para o acolhimento de pessoas com deficiência. Esta sempre buscando ofertar serviços e atendimentos que atendam a necessidade de seus usuários.
A APAE se torna um lugar que acolhe não só a pessoa com alguma necessidade, mas também toda uma família que por muitas vezes não sabe exatamente como lidar com determinadas situações. Como aconteceu com a família Costa após descobrir que seu filho havia nascido com Síndrome de Down: “Desde os três meses de vida, o Daniel é atendido pela APAE de Santa Maria e isso fez toda diferença, não só na vida dele, como na nossa, como pais.”
Ela ainda complementa: “Estávamos descobrindo como o Daniel, com Down, poderia se desenvolver de forma normal, dentro das suas limitações, graças aos atendimentos semanais, hoje ele com 2 anos, anda, brinca, fala do seu jeito e interage, muito bem. ” Diz Sabrina Costa, mãe de Daniel.
Pelo Daniel, sua família e de tantas outras pessoas que já passaram e são acolhidas na APAE, que a coordenadora da entidade Márcia Stefanello Vendruscolo destaca a importância da destinação do imposto de renda: “A campanha do IR é fundamental para nós, pois ajuda a mudar a vida de muitas crianças e adolescentes com deficiência, mantendo e ampliando os atendimentos. Temos uma demanda muito grande de pessoas com deficiência aguardando atendimento. ” Destacou Márcia.
O valor arrecadado da destinação será investido no pagamento de recursos humanos, como profissionais de fisioterapia e psicologia, para manter e ampliar os atendimentos dos seus usuários. Por essa razão a importância da sua destinação, passo a passo, constrói-se esse árduo caminho de ajudar essas pessoas a vencer tantos obstáculos, que ainda são enormes, especialmente quando nos deparamos com o preconceito, situação que só diminuirá com mais informação e cultura.
Santa Maria tem um potencial de arrecadação em torno de R$ 24 milhões, porém apenas pouco mais de R$ 2 milhões é destinado para as instituições. São 66 mil pessoas que declaram o Imposto de Renda na cidade segundo dados da Receita Federal e desde o dia 1 de março, data que começou o acerto de contas com o Leão até o presente momento, foram realizadas mais de 10 mil declarações.
Como você pode fazer a destinação:
1º Passo: Ao declarar seu Imposto de Renda pelo sistema da Receita Federal, no modelo de Deduções Legais, selecione a aba Doações direto na declaração;
2º Passo: Clique em novo e consulte o valor disponível para doação;
3º Passo: Escolha para qual Conselho você quer destinar: Conselho do idoso e Conselho da Criança e adolescente; Lembre-se agora você pode destinar até 3% para cada um dos conselhos.
4º Passo: Escolha o Estado do RS, o Fundo Municipal, a cidade de Santa Maria-RS e indique o valor da destinação;
5º Passo: Finalize e pague o DARF até 30 de abril de 2021;
6º Passo: Depois de pagar o DARF, escolha qual entidade beneficiar, enviando uma cópia do comprovante de pagamento pelo sistema da prefeitura no site www.santamaria.rs.gov.br/impostosolidario na aba destinar na declaração, registre a destinação.
OBSERVAÇÃO: O valor é automaticamente descontado do imposto a pagar. Se tiver imposto a restituir, o valor destinado é somado à restituição.
E pronto, sua destinação estará realizada e o início do sonho de alguém começara a se realizar!
Texto: Luana Giacomelli- estagiária de Jornalismo
Foto: Yasmin da Cruz -estagiária de Públicidade e Propaganda e Divulgação APAE
Coordenação: Rosaura Vargas, Auditora Fiscal