Secretaria de Município de Cultura
02/09/2024 02/09/2024 15h47m
Promovida pela Prefeitura, 51ª Feira do Livro de Santa Maria chega à última semana de programação

Até este sábado (7), evento literário conta com apresentações infantis e participação de renomados autores no Livro Livre
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, chega à semana final de atividades. Até este sábado (7) o evento literário tem uma programação recheada para o público. Os visitantes podem aproveitar a feira na Praça Saldanha Marinho das 13h30min às 19h30min (até sexta-feira), e das 10h às 19h30min (no sábado). As atividades são gratuitas e a programação completa está disponível aqui.
“A Feira tem uma programação diária intensa. Além do Livro Livre, temos os lançamentos, as exposições na Praça, temos muita coisa. Até sábado, toda a população de Santa Maria e de fora da cidade pode participar das atividades que estão na programação, tudo de forma gratuita”, destaca a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
Enquanto espaço de reconhecimento e visibilidade, a Feira do Livro terá, nesta edição, mais de 270 obras lançadas. Confira os dias e horários de cada lançamento aqui.
LIVRO LIVRE
O consagrado espaço de conversa com ilustres personalidades, o Livro Livre, recebe nesta terça-feira (3) o escritor e professor paraense Daniel Munduruku. O autor pertencente ao povo indígena Munduruku tem 57 livros publicados por diversas editoras no Brasil e no exterior, a maioria classificados como literatura infanto-juvenil e paradidáticos.
Já nesta quinta-feira (5), o bate-papo é com a escritora e Defensora Pública Mariana Salomão Carrara. A paulistana tem entre as obras publicadas os romances “Se deus me chamar não vou” (Editora Nós, 2019, entre os 10 indicados ao Prêmio Jabuti 2020, em Romance Literário), “É sempre a hora da nossa morte amém” (Editora Nós, 2021, finalista do Prêmio São Paulo 2022 e entre os 10 indicados ao Jabuti 2022) e “Não fossem as sílabas do sábado” (Todavia, junho/2022, Vencedor do Prêmio São Paulo 2023, Melhor Romance do Ano). Em breve, lança pela Todavia o romance “A árvore mais sozinha do mundo”, ambientado no interior do Rio Grande do Sul.
O encerramento do Livro Livre, neste sábado (7), é com a participação de Hique Gomez, artista reconhecido dentro da produção musical brasileira. Junto com Nico Nicolaiewsky, marcou três décadas de apresentações pelo território nacional com o espetáculo Tangos e Tragédias, agraciado com o Prêmio Açorianos pelo conjunto de sua obra, a Medalha de Porto Alegre e o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, e Prêmio de Júri Popular no Festival de Almada (Portugal).
Para o Livro Livre, os ingressos devem ser retirados no dia de cada apresentação a partir das 14h, no site do Theatro Treze de Maio. Confira todas as atrações do Livro Livre aqui.
PARA AS CRIANÇAS
Durante a semana, os espetáculos infantis são destinados às escolas de Santa Maria e região. Aos finais de semana, os espetáculos infantis são voltados à comunidade, sendo necessária a retirada de ingressos no site do Theatro Treze de Maio um dia antes de cada atividade. Todos os espetáculos infantis podem ser conferidos aqui.
Além disso, o Espaço Infantil, montado junto aos estandes na Praça Saldanha Marinho, promove atividades como contação de histórias, apresentações, e muito mais para o entretenimento e aprendizado da criançada. A programação do Espaço Infantil ocorre das 13h30min às 18h, e pode ser acessada aqui.
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação; CESMA; Câmara do Livro; 8ª Coordenadoria Regional de Educação; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é de Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa, e são incentivadores culturais as empresas Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos. O evento também conta com o apoio da Gráfica e Editora Pallotti, Ellas Decor e Fundação Eny; e é financiado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria