Inicial > Cultura > Notícias > Na segunda noite do Conecta Distrito,...

Secretaria de Município de Cultura

21/08/2024 22/08/2024 10h54m

Na segunda noite do Conecta Distrito, promovido pela Prefeitura, público assiste palestra de Ana Carla Fonseca


A diretora da Garimpo de Soluções abordou o tema “Desenvolvimento Territorial” e interagiu com a plateia no LabCriativo na noite desta quarta-feira (21)

Na segunda noite do Conecta Distrito, promovido pela Prefeitura, o público de cerca de 100 pessoas pôde acompanhar a palestra de Ana Carla Fonseca. A diretora da Garimpo de Soluções, que abordou o tema “Desenvolvimento Territorial”, interagiu com a plateia no LabCriativo (Mercado da Vila Belga) na noite desta quarta-feira (21). A iniciativa faz parte do Conecta Distrito, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, e que integra o Mês da Cultura e a Feira Fora da Feira, da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, que ocorre desta sexta-feira (23) a 7 de setembro, na Praça Saldanha Marinho.

Na palestra, de aproximadamente 1h30min, Ana Carla Fonseca iniciou a fala apresentando a Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidades e desenvolvimento territorial. A diretora é considerada uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo, conforme o jornal El País. Ana Carla é nascida em São Paulo, é administradora pública e economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo.

Dentro do tema “Desenvolvimento Territorial - um processo coletivo, afetivo e efetivo”, Ana Carla enfatizou que o território envolve relações e vínculos afetivos que fazem parte do processo de transformação dos espaços de uma cidade. Outro destaque foi o urbanismo, conhecido também por mapas mentais dos locais onde uma pessoa está ou já passou, a representação através do comércio, escolas, clubes, o desenvolvimento dos bairros, por exemplo. Já os mapas afetivos de cada pessoa são formados de momentos como o batizado do filho de um amigo, atividades culturais, esportivas, eventos, gastronomia entre tantas outras socializações.

Como maneira de projetar o desenvolvimento de territórios, sejam eles no próprio Município ou numa região com potenciais turísticos e culturais, Ana Carla, pontuou algumas sugestões às instituições e também ao Poder Público como: dar voz a quem está no território, ouvir sugestões e ideias das pessoas; mapear na cidade quem são os potenciais empreendedores criativos e inspiradores que os moradores ou turistas vão gostar de encontrar. Como forma de estimular a prática do sonhar, ela mostrou uma ideia sobre um jogo educativo do empreendedorismo criativo, com nomes de cidade e ícones e símbolos que representam cada local como animais, imagens religiosas e a flora.

“Aqui em Santa Maria, o Distrito Criativo Centro-Gare é grande potencial que deu certo e vai continuar crescendo, pois já tem diversas qualidades como resiliência, excelência, ousadia, vontade, sorrisos, diversidade. A cidade possui milhares de universitários, é conhecida no Estado e no país. Com isso, o Poder Público e as instituições conseguem se posicionar a partir do Distrito Criativo trazendo a economia, o empreendedorismo, o turismo e o resgate cultural para esta região do Centro. Com planejamento e sensibilização das pessoas com ideias criativas que possam gerar renda, muda um grupo de pessoas, muda a sociedade e atrai ainda mais investimento. Torço sempre que processos tão potentes como o Distrito Criativo tenham continuidade”, destacou Ana Carla.

Ao final, o espaço foi aberto para perguntas e também compartilhamento de experiências do público. Já a primeira noite do Conecta Distrito foi realizada na noite desta terça-feira (20). A partir do conceito de “Urbanismo Social”, cerca de 150 pessoas acompanharam a palestra “Urbanismo Social: a transformação das cidades”, com o consultor, jornalista, professor e conferencista colombiano Jorge Melguizo. Ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social, Melguizo é conhecido por transformar a cidade de Medellín na “mais criativa do mundo” a partir do “urbanismo social”. Melguizo é reconhecido pelo trabalho desenvolvido em Medellín, onde implementou projetos culturais e educacionais que promoveram a redução significativa da violência na cidade. Antes marcada pelo narcotráfico e considerada uma das mais perigosas do mundo nos anos 1990, Medellín passou por uma transformação que melhorou a qualidade de vida de seus cidadãos e mudou sua imagem global, e hoje é considerada a cidade mais criativa e inovadora do mundo.

As palestras do Conecta Distrito tiveram como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de renome, conectando estudantes, professores, gestores e empreendedores criativos, bem como, fortalecer a identidade local e incentivar o empreendedorismo com foco no desenvolvimento social e sustentável.

O Conecta Distrito é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, o Sebrae e o Sicredi, e faz parte da Feira Fora da Feira, que tem o Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de SM.

CONECTA CIDADE UNIVERSITÁRIA

Ainda na programação do Mês da Cultura e da Feira Fora da Feira, ocorre até esta quinta-feira (22), o Conecta Cidade Universitária, também no LabCriativo. A atividade é gratuita e voltada para alunos de escolas públicas do Ensino Médio e dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O objetivo é que os estudantes conheçam perspectivas de futuro a partir da mescla de educação, cultura e inovação, a partir de palestras e atividades interativas.

A primeira tarde do Conecta Cidade Universitária, nesta terça-feira (20), contou com cerca de 250 alunos, das seguintes instituições: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmão Quintino; Colégio Estadual Manoel Ribas; Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Augusto Ruschi; e Escola Marista Santa Marta – Marista Social.

O evento ocorreu nesta quarta (21) e termina nesta quinta-feira (22), com estudantes de outras escolas públicas de Santa Maria. As atividades ocorrem das 14h às 17h, no LabCriativo (antigo Mercado da Vila Belga). São esperados cerca de 250 alunos em cada data da iniciativa.

Além disso, agosto segue repleto de outras atividades com a programação do Mês da Cultura. Confira abaixo:

PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira (22)
– Conecta Cidade Universitária
Uma experiência em formato de evento, com talks, palestras e vivências para alunos de Ensino Médio. Um mundo possível para todos passa pela inovação, pelo empreendedorismo, pela identidade cultural de cada cidade e pela formação e capacitação principalmente dos jovens. Não menos importante é o trabalho conjunto por uma cultura de paz, por uma cidade mais segura para todos e com mais oportunidades de trabalho.
– 14h - Abertura - Quiz Abertura
– 14h20min - Inovação Descomplicada - Fernanda Araujo
– 14h40min - Drops Profissões
– 15h - Empreendedorismo jovem - com Eduardo Zitske, 22 anos, Fundador na PetMed
– 15h45min - Intervalo
– 16h - Drops Profissões
– 16h20min - Empreender no Digital: Uma oportunidade para os jovens - Luigi Moro - Terafox Studio
– 16h45min - Quiz Encerramento

Desta sexta-feira (23) a 7 de setembro
– 51ª Feira do Livro de Santa Maria - Mais informações estão disponíveis no site da Feira do Livro 
Programação incluída no Mês da Cultura – de 23 a 31 de agosto – com bate papos, exposições,
lançamentos de livros e atrações artísticas, bem como ações em escolas.
Local: Praça Saldanha Marinho

ATIVIDADES NO ARQUIVO HISTÓRICO
(Arquivo Histórico Municipal José Antonio Brenner de Brenner – Rua Appel, 900)

Até 30 de agosto
– Exibição da Websérie “Memória Viva do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria”
Uma websérie com histórias incríveis como o peão que laçou o avião, o ciclone de 1937, a passagem de Getúlio Vargas por Santa Maria, a revolta militar de 1926 e muito mais!
Tempo aproximado de exibição: 40 minutos.
- Agendamentos de grupos por telefone (55) 3174-1560 e arquivohistorico@santamaria.rs.gov.br 
- Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município da Cultura / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST). 

Dia 31 de agosto
– “Sábado no Arquivo” – Evento em homenagem ao Patrono do AHMSM José Antonio Brenner de Brenner”.
Descerramento das novas placas de identificação do prédio do Arquivo.
Contação de histórias sobre o Patrono do Arquivo.
- Horário: 15h
- Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município da Cultura / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Marcelo Oliveira (Mtb: 21.632) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial