Seções
Inicial > Cultura > Notícias > Pela valorização do Patrimônio Cultural, Prefeitura...

Secretaria de Município de Cultura

17/08/2024 17/08/2024 19h29m

Pela valorização do Patrimônio Cultural, Prefeitura promove Rota das Casas Tombadas no Mês da Cultura


Na sequência da programação, ocorre o Conecta Distrito nesta terça (20) e quarta-feira (21), no LabCriativo

Em 17 de agosto é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, e para marcar a data, a Prefeitura, pelo Mês da Cultura, promoveu, neste sábado (17), a Rota das Casas Tombadas. A atividade foi realizada por meio da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC), com apoio da Construtora Jobim. O tour gratuito ocorreu por ruas do Centro, em que arquitetos explicaram sobre o tombamento de edificações de Santa Maria e também sobre reformas e alterações feitas na área interna dos prédios.

“Cultura também é resgatar a memória e hoje, no dia do Patrimônio Cultural, optamos por fazer esta atividade para fazermos um resgate de Santa Maria a partir da arquitetura. E para mostrar que é importante e possível preservar edificações históricas, mesmo com modernizações, atualizações”, destacou a titular municipal de Cultura, Rose Carneiro.

O roteiro começou na Rua Professor Braga, 125, com apresentação da Casa Viva (em frente ao Residencial Viva), seguindo pela Rua Tuiuti em direção à Rua do Acampamento. Nesta via, outras edificações foram observadas até o grupo chegar à antiga sede da Sulbrasileira de Comércio de Importação e Exportação S.A. (Sulbra), na Rua do Acampamento, esquina com a Rua Gaspar Martins.

A presidente do COMPHIC e arquiteta da Prefeitura, Lídia Rodrigues, reforçou que preservar o patrimônio cultural não é só manter a estrutura física de uma edificação, mas também valorizá-la.

“Os prédios e casas têm a fachada tombada e isso significa que devem ser mantidos da maneira original. Mas aqui, na Rua do Acampamento, temos dois casos sobre valorização e desvalorização do patrimônio cultural arquitetônico. Lado a lado temos lojas que estão em prédios com a fachada tombada. Mas uma das lojas optou por uma placa simples para anunciar o estabelecimento, deixando a frente do prédio visível, enquanto a outra tapou a maior parte da frente da edificação com placas, tapando o que é patrimônio cultural. Exemplos em prática de valorização e desvalorização”, pontuou Lídia.

A Rota das Casas Tombadas foi coordenada pela presidente do COMPHIC e pela secretária de Cultura. As apresentações foram feitas por profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo. Outro tour está previsto para ocorrer durante a Feira do Livro de Santa Maria, com itinerário da Praça Saldanha Marinho, pela Avenida Rio Branco até a Gare da Viação Férrea.

Além da Rota das Casas Tombadas, também neste sábado, pelo Mês da Cultura, ocorreu a palestra em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil “A obra do arquiteto alemão Theodor Wiedersphan em Santa Maria”. A atividade foi sediada no Arquivo Histórico Municipal José Antônio Brenner de Brenner (Rua Appel, 900), com o arquiteto Luiz Gonzaga Binato de Almeida.

A iniciativa, com realização do Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Santa Maria, teve entrada gratuita. A palestra teve apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município da Cultura, do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, e da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

CONECTA DISTRITO

O Mês da Cultura conta com uma atividade em preparação à 51ª Feira do Livro de Santa Maria, a palestra gratuita “Urbanismo Social: a transformação das cidades”, com o consultor, jornalista, professor e conferencista colombiano Jorge Melguizo. Ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social, Melguizo é conhecido por transformar a cidade de Medellín na “mais criativa do mundo”. O encontro ocorre nesta terça-feira (20), às 19h, no LabCriativo (Rua Manoel Ribas, 2.038 – Vila Belga, no antigo Mercado da Vila Belga). A atividade faz parte da programação do Conecta Distrito, que antecede o tradicional evento literário da cidade, que ocorre de 23 de agosto a 7 de setembro.

Melguizo é reconhecido pelo trabalho desenvolvido em Medellín, onde implementou projetos culturais e educacionais que promoveram a redução significativa da violência na cidade. Antes marcada pelo narcotráfico e considerada uma das mais perigosas do mundo nos anos 1990, Medellín passou por uma transformação que melhorou a qualidade de vida de seus cidadãos e mudou sua imagem global, e hoje é considerada a cidade mais criativa e inovadora do mundo.

Além da participação de Melguizo, o Conecta ainda contará com a palestra “Desenvolvimento Territorial” ministrada por Ana Carla Fonseca, diretora da Garimpo de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidade e desenvolvimento territorial. A atividade ocorre nesta quarta-feira (21), às 19h, também no LabCriativo.

Ana Carla é consultora e conferencista em cinco línguas e já palestrou em 229 cidades e 32 países, para a ONU e o BID. Considerada uma das oito personalidades brasileiras que impressionam o mundo, conforme o jornal El País. É administradora pública e economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo.

As palestras têm como objetivo promover a troca de experiências e conhecimentos entre profissionais de renome, conectando estudantes, professores, gestores e empreendedores criativos, além de fortalecer a identidade local e incentivar o empreendedorismo com foco no desenvolvimento social e sustentável.

Para participar das atividades, que são gratuitas, é necessário se inscrever previamente no evento, pelo site da Sympla, até esta segunda-feira (19). Mais informações estão disponíveis no site da Feira do Livro.

O Conecta Distrito é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, o Sebrae e o Sicredi, e faz parte da Feira Fora Feira, que tem o Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de SM. Além disso, agosto segue repleto de outras atividades com a programação do Mês da Cultura. Confira abaixo:

PROGRAMAÇÃO
Dias 20 e 21 de agosto
– Conecta Distrito - a cidade para as pessoas
Uma experiência em formato de compartilhamento de experiências e vivências sobre temas importantes, que passam pela percepção de mundo e da importância do envolvimento de cada um na reconstrução do Estado e no desenvolvimento sustentável das cidades.
Local: LabCriativo
Inscrições: gratuitas pelo site do Sympla

Atrações do Conecta Distrito - a cidade para as pessoas:
Dia 20 de agosto
– 19h: Urbanismo Social: a transformação das cidades - com Jorge Melguizo (Medellin/Colombia) – jornalista, consultor e professor de gestão pública, cultura cidadã e desenvolvimento organizacional da sociedade civil.

Dia 21 de agosto
– 19h: Desenvolvimento Territorial - com Ana Carla Fonseca Reis é diretora da Garimpo
de Soluções, empresa pioneira em economia criativa, cultura, cidades e desenvolvimento territorial.

Dias 20, 21 e 22
– Conecta Cidade Universitária
Uma experiência em formato de evento, com talks, palestras e vivências para alunos de Ensino Médio. Um mundo possível para todos passa pela inovação, pelo empreendedorismo, pela identidade cultural de cada cidade e pela formação e capacitação principalmente dos jovens. Não menos importante é o trabalho conjunto por uma cultura de paz, por uma cidade mais segura para todos e com mais oportunidades de trabalho.
– 14h - Abertura - Quiz  Abertura
– 14h20min - Inovação Descomplicada - Fernanda Araujo
– 14h40min - Drops Profissões
– 15h - Empreendedorismo jovem - com Eduardo Zitske, 22 anos, Fundador na PetMed.
– 15h45min - Intervalo
– 16h - Drops Profissões
– 16h20min - Empreender no Digital: Uma oportunidade para os jovens - Luigi Moro - Terafox Studio
– 16h45min - Quiz Encerramento

De 23 de agosto a 7 de setembro
– 51ª Feira do Livro de Santa Maria
Programação incluída no Mês da Cultura – de 23 a 31 de agosto – com bate papos, exposições,
lançamentos de livros e atrações artísticas, bem como ações em escolas.
Local: Praça Saldanha Marinho

ATIVIDADES NO ARQUIVO HISTÓRICO
(Arquivo Histórico Municipal José Antonio Brenner de Brenner – Rua Appel, 900)

Até 30 de agosto
– Exibição da Websérie “Memória Viva do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria”
Uma websérie com histórias incríveis como o peão que laçou o avião, o ciclone de 1937, a passagem de Getúlio Vargas por Santa Maria, a revolta militar de 1926 e muito mais!
Tempo aproximado de exibição: 40 minutos.
- Agendamentos de grupos por telefone (55) 3174-1560 e arquivohistorico@santamaria.rs.gov.br 
- Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município da Cultura / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

Dia 31 de agosto
– “Sábado no Arquivo” – Evento em homenagem ao Patrono do AHMSM José Antonio Brenner
de Brenner”.
Descerramento das novas placas de identificação do prédio do Arquivo.
Contação de histórias sobre o Patrono do Arquivo.
- Horário: 15h
- Realização: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Município da Cultura / Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria / Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AMARQHIST).

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial