Secretaria de Município de Cultura

13/05/2023 13/05/2023 16h18m

Livro “UFSM no Distrito Criativo” é lançado em parceria com a Prefeitura de Santa Maria


Foto: Prefeitura de Santa Maria

Iniciativa ocorreu na manhã deste sábado (13), durante a 50ª Feira do Livro

O livro em formato e-book, “UFSM no Distrito Criativo”, foi lançado em parceria com a Prefeitura de Santa Maria, na manhã deste sábado (13), durante a 50ª Feira do Livro. A obra é resultado das ações de extensão, ensino e pesquisa desenvolvidas por docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação no perímetro do Distrito Criativo Centro-Gare e tem como organizadores o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Hélio Hey, Vera Lucia Portinho Vianna e Ana Paula Perlin.

Na página de apresentação do livro é evidenciado que o primeiro Distrito Criativo de Santa Maria foi oficializado em abril de 2022, fruto de um movimento que envolveu uma construção coletiva de agentes, instituições e da comunidade. O Distrito Criativo Centro-Gare está localizado, em grande parte, no Centro Histórico da cidade e tem o propósito de transformar esse território com o fomento a iniciativas relacionadas à indústria criativa. A obra apresenta uma diversidade de temáticas no âmbito do Distrito Criativo Centro-Gare, envolvendo as seguintes dimensões: Ambiente Natural e Construído; Governança e Políticas Públicas; Economia Criativa; e Identidade e Recursos Culturais.

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, participou do momento de conversa entre os organizadores e participantes da obra, e parabenizou esta importante iniciativa.

“O livro é riquíssimo de informações e transita sobre o patrimônio, a história, a cultura e as artes. Um material de consulta valiosíssimo. É um “clichê”, mas é gratidão que define tudo que a universidade está fazendo pelo Distrito Criativo que é de todos nós. Em breve vamos colher frutos deste trabalho. Esperamos em breve ter a Gare restabelecida, recuperada para a comunidade. Queremos rechear aquele prédio para tornar mais vivo, atrativo e que se sustente em perenidade”, evidenciou Decimo.

A vice-reitora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Martha Bohrer Adaime, lembrou o envolvimento da instituição em apoio do Distrito Criativo.

“É um imenso prazer participar desta data festiva e alegre. A UFSM faz parte deste contexto histórico do Distrito Criativo, e deseja que o projeto seja muito produtivo para a cidade. Assim, todos possam conviver e aproveitar o espaço e tudo o que ele oferece”, destacou a vice-reitora.

O Pró-reitor de Extensão e professor, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, lembrou a necessidade de preservar o território Centro-Gare, e convidou a todos para conhecerem a obra digital, disponível para leitura nas plataformas digitais, através do QR Code para quem estiver na Feira do Livro, e também no site da universidade.

“O Distrito Criativo é um local que marcou o crescimento econômico de Santa Maria, graças à ferrovia e a circulação de pessoas que vinham de São Paulo em direção a Montevideu, no Uruguai. Outro pico de crescimento do Município foi a fundação da UFSM em 1960. Esses são alguns exemplos em destaque neste trabalho em conjunto, e servem de relato histórico que ajudam a ressignificar o movimento para que o Distrito se torne realidade. Os feitos se tornam essa obra que estamos entregando para a comunidade santa-mariense”, relatou Flavi.

Estiveram presentes no lançamento a secretária de Cultura, Rose Carneiro, a secretária-adjunta, Fabrise Müller, estudantes e o público que circulava pela feira. 

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)  
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114) e Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial