Seções

Secretaria de Município de Cultura

Oficinas de capacitação

O Sistema Municipal de Museus de Santa Maria – SMM/SM foi fundado em 2004 e, tem por o objetivo facilitar o diálogo entre museus e instituições ligados a área cultural. Dentro do planejamento das atividades anuais, estava prevista a capacitação técnica do Conselho Gestor, que ocorre através da liberação do recurso atrelado ao Fundo Municipal de cultura, que disponibiliza uma rubrica para as ações de formação teórica e prática.

A partir desta perspectiva, em 2017 aconteceram entre os meses de outubro e novembro,

duas oficinas de formação, voltada para ações cuja finalidade trata-se de uma temática, que vise à prática dos gestores em suas instituições museais. A primeira oficina ocorreu nas dependências do prédio da Biblioteca Pública de Santa Maria, em 28 de outubro, com o título Documentação Museológica, ministrada pela museóloga Ms. Ana Ramos Rodrigues (UFRGS).

Durante o momento de capacitação, foram ressaltados pela oficineira, conceitos ligados à gestão de acervos museais, sistema de registro de peças, elaboração de fichas cadastrais, bem como informatização do acervo.

Já a segunda oficina, aconteceu no mesmo local da anterior, em 04 de novembro, com a

proposta de Noções Básicas de Fotografia, ministrada pela Ms. Laura Fabricio (UNIFRA), na referida oportunidade, os gestores obtiveram conceitos teóricos, acerca da manipulação de equipamentos digitais, dentro da perspectiva do ISO, Diafragma e Obturador e, em segundo instante executaram na prática o conhecimento adquirido, a partir do referencial teórico.

Ambas as oficinas, foram de grande importância para o Sistema de Museus de Santa Maria, tendo em vista a oportunidade de formação do corpo técnico das instituições museais e atualização dos conceitos referentes às áreas tratadas pelas professoras. Ainda, destaca-se o incentivo da Secretaria de Cultura na promoção destas atividades, com a liberação do fundo destinado ao Sistema. Se não fosse a parceria entre o SMM e a secretaria não seria possível, viabilizar estes dois encontros, que se destacam por serem momentos de extrema importância para os gestores, bem como um impulso na caminhada museal de nosso Município.

 

Alexandra Begueristain
Franciele Roveda
Pela Coordenação do SMM

Fotos