Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Prefeitura de Santa Maria participa de...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

28/10/2021 29/10/2021 08h46m

Prefeitura de Santa Maria participa de ações da Semana do Lixo Zero em escola do Bairro Itararé


Gibran Carrazzoni / Prefeitura

Nesta sexta-feira (29), haverá a apresentação de uma cartilha com conteúdo ambiental para crianças e a inauguração de um ponto de coleta de resíduos na Escola Santa Catarina 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participa, nesta sexta-feira (29) de ações da Semana do Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero. Às 10h30min, ocorre a apresentação da Cartilha Copinho – Uma Jornada Sustentável, para os alunos do 5º e do 6º anos da Escola Santa Catarina, no Bairro Itararé. Logo após, haverá a inauguração de um Ecoponto permanente na instituição, isto é, um local para entrega voluntária de resíduos. 

Focada na temática ambiental, a cartilha conta a história de Copinho, um copo plástico descartado de forma inadequada na rua. Ele acaba em um bueiro e, por isso, passa por inúmeros pontos da cidade. Já em relação ao Ecoponto, a Secretaria de Meio Ambiente explica que os resíduos que poderão ser depositados no local pela comunidade são vidro e aparelhos eletrônicos. O recolhimento dos itens será feito pela empresa Maringá Metais. A Escola Santa Catarina foi escolhida para receber o Ecoponto porque procurou a Secretaria de Meio Ambiente com esse objetivo.

Nesta sexta-feira, também haverá dois contêineres laranjas na escola. Fornecidos pela empresa Cone Sul, os equipamentos servirão para receber qualquer tipo de resíduo reciclável. Durante a ação, em parceria com a Amaral Tele Entulho, tele-entulhos serão colocados na escola.  

Essas iniciativas são realizadas em parceria com o Rotary Club de Santa Maria Dores, o Rotaract de Santa Maria Liberdade e o Interact Club de Santa Maria Dores.

"Nosso anseio é de que mais escolas tenham o mesmo interesse de sediar pontos de entrega voluntária de resíduos, que nos procurem, verificando como podemos auxiliá-las nisso, estamos à disposição para pensarmos, organizarmos e agirmos em conjunto. Escolas movimentam uma grande comunidade, são as grandes responsáveis por educar, incluindo no âmbito ambiental, não somente seus alunos, mas também todos os familiares, vizinhos, amigos", afirma a chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Erica Duarte Medeiros. 

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Imagem: Gibran Carrazzoni / Prefeitura

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial