Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Por meio de programa de defesa...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

30/09/2021 30/09/2021 11h58m

Por meio de programa de defesa dos animais, Santa Maria é contemplada com recursos do Estado


Prefeitura de Santa Maria

Município receberá R$ 68 mil para realização de castrações de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade 

Santa Maria é um dos 32 municípios gaúchos contemplados pelo programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente, do Governo do Estado. Com isso, a Prefeitura receberá R$ 68 mil, que serão utilizados na realização de cerca de 400 castrações de animais de pequeno porte. A verba vai reforçar as ações que o Município já tem desenvolvido para promover o controle populacional de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade, a exemplo da microchipagem. 

“É um compromisso que assumimos de fortalecer o nosso trabalho de proteção animal. O auxílio do Estado é muito importante que possamos alcançar cada vez mais animais, proporcionando melhor qualidade de vida tanto para os tutores quanto para os próprios cães e gatos”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom, que acompanhou o lançamento do programa na última segunda-feira (27), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
 
Quem também representou Santa Maria na ocasião foi o superintendente de Bem-Estar Animal da Prefeitura, o médico-veterinário Alexandre Caetano. Para ele, a iniciativa liderada pela secretária de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, e pelo governador Eduardo Leite vai ao encontro do que realmente precisa ser feito para o controle da natalidade da população de animais que vivem em condições precárias. 

“É importantíssimo que tenhamos esse apoio de outras instâncias da sociedade, como do Governo do Estado, do Ministério Público Estadual ou dos vereadores, por meio de emendas impositivas. É assim que se faz controle populacional, com domiciliação, com microchipagem. Estamos fazendo o máximo possível para atender animais de pessoas cadastradas no CadÚnico e que são atendidas por algum programa de renda do Governo Federal”, explica o superintendente. 

Alexandre Caetano ainda reforça que a maior parte dos cães e gatos que são vistos nas ruas são semidomiciliados, ou seja, possuem tutores, mas são criados na rua ou em residências com portões abertos. As ações de castração, que serão viabilizadas por meio de uma licitação que tramita internamente no Executivo Municipal, estarão voltadas, principalmente, para animais que estão nessa situação. A Prefeitura de Santa Maria também já conta com um castramóvel, espécie de trailer adaptado que terá múltiplas funções em Santa Maria, entre elas, a castração e a testagem para casos de leishmaniose, por exemplo. A operacionalização do castramóvel será possível a partir do processo licitatório referido anteriormente. 

Mais informações sobre o programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente podem ser conferidas aqui.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Foto: Prefeitura de Santa Maria

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial