Inicial > Downloads

Downloads

Imagem de Satélite da Área Urbana de Santa Maria

A Cena do Sensor Remoto Orbital denominado QuickBird é uma imagem de satélite que abrange a totalidade da área urbana do 1º Distrito - Sede do Município de Santa Maria, e possui Resolução Espacial de 0,60m.

A Cena de Sensor foi adquirida em razão da implantação do geoprocessamento, que começou a ser desenvolvido este ano pelo Escritório da Cidade, através de um procedimento licitatório, que contratou a prestação de serviços de concepção, planejamento e implantação do Sistema de Informações Geográficas - SIG/Geoprocessamento.

A Imagem tem como referência o retângulo com as seguintes coordenadas no Sistema SIRGAS:

Longitude - Latitude
53º 55' 54" - 29º 37' 50"
53º 40' 06" - 29º 39' 21"
53º 40' 06" - 29º 45' 58"
53º 56' 01" - 29º 45' 58"

Brasão da Cidade

Marcas da Prefeitura

Mapa da Divisão Urbana de Santa Maria

Mapa de Santa Maria com Limites Distritais

Hino de Santa Maria

Marca Viva Santa Maria

Rede Geodésica de Santa Maria

O Escritório da Cidade de Santa Maria (ECSM) está colocando a disposição da comunidade os arquivos referentes à Rede Geodésica implantada na área urbana do município de Santa Maria. Esta rede é composta por 35 marcos geodésicos implantados pelo ECSM, IBGE e Colégio Politécnico da UFSM em diferentes épocas e com propósitos distintos, e que através da Empresa ENG+ Engenharia e Geomática LTDA com apoio do ECSM tiveram seus dados unificados e atualizados. O trabalho se desenvolveu de outubro de 2010 a fevereiro de 2011, e contou com o rastreio dos 35 marcos geodésicos por tecnologia GNSS, e o pós-processamento para determinação das coordenadas elipsoidais tridimensionais, altitude ortométrica, coordenadas UTM, LTM e no Plano Topográfico Local.

A Rede Geodésica implantada, não será utilizada somente para atualização cadastral, mas também para apoio de diversas obras de Engenharia e Arquitetura dentro do perímetro urbano do Município. Com ela, o gerenciamento de obras e projetos, por parte da administração pública, torna-se mais eficiente e eficaz. Além das vantagens de instituir um sistema unificado de coordenadas, permitindo unir os dados de trabalhos realizados, e da criação de um cadastro único, podem-se citar outros benefícios, como:

  • Incentivar a elaboração e a atualização de plantas cadastrais municipais;
  • Incorporar às plantas cadastrais do município e os serviços de topografia realizados;
  • Referenciar todos os serviços topográficos de demarcação, de anteprojetos, de projetos, de implantação e acompanhamento de obras de engenharia em geral, de urbanização, de levantamentos de obras e cadastros imobiliários para registros públicos e multifinalitários;
  • Permitir aos órgãos públicos um melhor controle da malha fundiária da cidade;
  • Padronizar os serviços e resultados, gerando maior confiabilidade aos trabalhos apresentados pelos técnicos que desenvolvem Topografia e Geodésia no perímetro urbano de Santa Maria.

ARQUIVOS: