Inicial > Educação > Notícias > Educação é prioridade do município. Balanço...

Secretaria de Município da Educação

24/02/2015

Educação é prioridade do município. Balanço de 2014 mostra ações, projetos e avanços do setor


Com uma demanda de mais de 18 mil alunos, a Educação do município é uma das áreas prioritárias do Governo Schirmer/Farret. Conduzida pela secretária Silvana Guerino, a Secretaria de Município da Educação (Smed) apresentou um relatório de atividades desenvolvidas pela pasta, no Ano Letivo de 2014. As ações foram pautadas por metas, como a Alfabetização na Idade Certa; Valorização Profissional; Revitalização dos Espaços Escolares; Permanência com Sucesso de Todos os Alunos na Escola; e Ampliação do Atendimento à Educação Infantil com Qualidade. Todos estes parâmetros, segundo dados da Smed, resultaram na melhoria dos indicadores de qualidade.

Um dos destaques da área foi o Prêmio Qualidade na Educação, medido pelo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB- 2013). Ultrapassaram a meta prevista para os anos iniciais e finais para o IDEB, as escolas municipais de Educação Fundamental (EMEFs) Vicente Farencena, Padre Nóbrega, Aracy Barreto Sacchys e Alfredo Winderlich. No total, 35% das escolas do município obtiveram crescimento de aprendizagem. 

A área literária não ficou sem a atenção da Smed. Em 2014 foi criado o Projeto Leitura no Coração, com ações de incentivo à leitura nas escolas e nos espaços públicos. Entre os principais objetivos do projeto, que envolveu 18 mil alunos da Rede Municipal de Educação, estão a valorização dos autores locais e das atividades literárias realizadas nas escolas. A ação terá continuidade e ampliação neste ano de 2015.

Dentro dos programas e projetos locais, além do Leitura do Coração, outro trabalho desenvolvido com sucesso foi o Controle de Evasão e Disciplina Escolar. A ação beneficiou aproximadamente 1.200 estudantes, que foram acompanhados e encaminhados para a rede de atendimento. Além dos alunos, 320 famílias também foram encaminhadas para acompanhamento da rede.Paralela a esta açõa, o Programa de Atendimento Especializado Municipal (PRAEM) realizou 700 atendimentos a estudantes, com especialistas nas áreas de psicologia, educação especial, fonoaudiologia e pedagogia. 

Alfabetização na Idade Certa, Mais Educação e Mais Cultura

A Secretaria de Município da Educação está inserida nos Programas e Projetos do Ministério da Educação. Por meio da execução do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa foram aplicadas propostas metodológicas para alfabetização de 4.365 mil alunos, do 1º ao 3º ano, na rede pública municipal. 

O Programa Mais Educação, que conta com 28 coordenadores, beneficiou 36 escolas e um total de 2,6 mil alunos. Conforme dados da Smed, 14 escolas oferecem almoço aos estudantes. Já o Programa Mais Cultura, desenvolvido em três escolas da Rede Municipal, atingiu 100 alunos do Ensino Fundamental. Também teve prosseguimento o Programa Atleta na Escola; bem como o Brasil Alfabetizado, que foi desenvolvido em 15 turmas, abrangendo 243 adultos. A meta para este ano é a expansão do Programa para os distritos de Santa Maria. Dentro das diretrizes do Programa de Educação Inclusiva, 1,4 mil alunos incluídos na rede municipal de ensino receberam atendimento.

Atendimento no Contraturno

Por meio de convênios e compra de vagas, no ano passado mais de mil alunos do município foram beneficiados com o Projeto de Atendimento no Contraturno Escolar. As atividades voltadas aos alunos do Ensino Fundamental aconteceram na Sociedade Vicente Palotti, com 470 alunos; no Colégio Militar, com 100 alunos; no Exército, com 100 alunos; na Base Aérea, com 100 alunos; na AABB Comunidade, com 100 estudantes e na ASEMA Pão dos Pobres, com 150 alunos. 

Mais 470 vagas para a Educação Infantil foram oferecidas através de projetos e convênios com outras instituições. Foram 250 vagas na Escola Nossa Senhora da Providência; 60 na Escola Spinelli; 100 nas Aldeias SOS e 60 na Escola Padre Orlando.Outra importante iniciativa, que mostrou resultados evidentes, foi a implantação do Projeto Zé Colméia, desenvolvido em parceria com a Academia Passo a Passo. O projeto ofereceu aulas de dança e acompanhamento nutricional para 103 alunos do Ensino Fundamental

Eventos culturais e educativos

No último ano letivo, 5,1 mil estudantes da rede municipal tiveram acesso a eventos culturais e educativos promovidos pela prefeitura, em parceria com entidades. O Sesc, com o Projeto Teatro a Mil, proporcionou a participação em peças teatrais para 3 mil estudantes. A Chilli Produções ofereceu teatro mensal para 2,1 mil crianças da rede. Já o Cinest promoveu oficinas de cinema e produções de vídeos, desenvolvidas nas Escolas Santa Flora, Núcleo de Educação Infantil Caic Luizinho De Grandi, Francisca Weimann e Padre Nóbrega.
Planejamento e Organização Pedagógica da Rede

Entre as ações que envolvem o Planejamento e a Organização Pedagógica da Rede, a secretária de Educação ressalta a finalização dos Parâmetros Curriculares Municipais para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, a Articulação das discussões do Plano Municipal de Educação, e a criação do Comitê Gestor com caráter consultivo, envolvendo 13 gestores da rede municipal. O destaque é para a elaboração em conjunto com as escolas de um Plano de Ação para Escolas com Baixo IDEB.

Modernização e equipamentos para as escolas

O ano letivo de 2014 também foi de conquistas na modernização, melhoria e adequação dos espaços escolares. O processo de informatização da Rede Pública Municipal, que se encontra em fase de implantação, recebeu um investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão. De acordo com a secretária Silvana Guerino, nesta semana inicia o treinamento e qualificação da equipe da Smed para a adaptação ao novo sistema. Além disto, as Escolas do Campo receberam computadores interativos com projetor multimídia.

No mesmo ano, conforme atesta o relatório divulgado pela Smed, a prefeitura adquiriu 390 itens, entre equipamentos e materiais mobiliários para as escolas de Educação Infantil. Cerca de 25 instituições foram contempladas com equipamentos de ar condicionado, brinquedos para pracinhas, bebedouros, eletrodomésticos, tatames, mobiliários e colchonetes, entre outros itens.  

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.970)
Foto: Arquivo/Prefeitura

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial