Secretaria de Município da Educação

24/09/2014

Projeto Zé Colméia atende crianças da rede municipal de ensino no combate à obesidade infantil


Aula de Dança na Academia Passo a Passo (João Alves)

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, celebrado em 11 de outubro, foi criado com o objetivo de combater e prevenir um problema que cresce em proporções alarmantes. Segundo projeção da Organização Mundial a Saúde (OMS), em 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vai apresentar sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. Medidas preventivas, no entanto, podem ser aplicadas ainda na infância, a fim de mudar as estatísticas.

Este é o objetivo do projeto “Zé Colméia”, instituído pela prefeitura de Santa Maria em 2011, por meio de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Educação e a Academia de Dança Passo a Passo. A iniciativa promove a prática de atividades físicas, como dança, ginástica e reeducação alimentar de meninos e meninas matriculados na rede municipal de ensino. De acordo com dados da Secretaria de Educação do município, 23 escolas estão integradas ao projeto este ano.

Atualmente, cerca de 68 crianças e adolescentes participam de atividades físicas e lúdicas desenvolvidas na escola de dança, possibilitando melhora na qualidade de vida, redução de peso e conseqüente aumento da auto-estima. Integram o projeto Zé Colméia uma equipe de cinco profissionais, sendo duas professoras de educação física, uma professora de dança, uma psicóloga e uma nutricionista. As aulas acontecem duas vezes por semana na sede da Passo a Passo e a prefeitura custeia o transporte da criança e de um acompanhante, além do uniforme.

Para participar do projeto, depois que casos de sobrepeso são identificados por professores ou pais, a criança é encaminhada para avaliação física, como tomada de medidas e pesagem. Estes dados serão utilizados como parâmetro para acompanhamento e reavaliações mensais. Após, os alunos desenvolvem atividades físicas de acordo com a faixa etária de cada um, além de receberem orientação nutricional, visando a redução de peso por meio de um programa específico.

A família também é parte importante neste processo, por isso, a reeducação alimentar é aplicada também aos demais membros do grupo familiar. Assim, a partir do estímulo para a prática diária de exercícios físicos, as crianças desenvolvem um estilo de vida mais saudável. A autoconfiança de cada um também é estimulada, por meio da dança e participação em espetáculos artísticos desenvolvidos pela Passo a Passo.

Nova parceria - Segundo a professora de dança da Passo a Passo, Isabel Cristina da Rosa, uma parceria firmada com a Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos (Asena) vai proporcionar aulas de canoagem para as crianças e adolescentes participantes do Zé Colméia. As aulas devem iniciar em outubro, junto à Barragem do DNOS.

Saiba mais – A obesidade infantil vem crescendo no Brasil desde os anos 80. Além dos danos psicológicos envolvidos, a obesidade desencadeia doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, lesões ortopédicas e musculares e outros problemas. As causas do sobrepeso estão associadas a condições genéticas, efeitos psicossociais, stress e outros fatores.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: João Alves / Divulgação

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial