Secretaria de Município da Educação

19/09/2014 19/09/2014 11h15m

IDEB Anos Iniciais supera a meta e mostra quadro de aprovação à política pública de ensino de SM


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 mostra que Santa Maria ultrapassou a meta prevista para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental em 0,1 ponto. "É um valor extremamente significativo, trata-se de uma escala que traduz uma prática social e corrobora uma política de governo", afirma o prefeito Cezar Schirmer que, junto com a Secretária de Educação Silvana Guerino, articulam uma gestão compartilhada com a comunidade escolar. Silvana destaca o desempenho aferido em comparação com o quadro comparativo de anos anteriores e, principalmente, se forem considerados “os desempenhos individuais de escolas municipais que deram um salto na avaliação obtendo progressão de até 35%”, comentou a secretária.

O prefeito ainda considerou a avaliação nacional do ensino local como um indicador do acerto das políticas públicas que sua gestão vem empreendendo. "Quando se investe forte, como estamos fazendo na educação municipal, os resultados tendem a aparecer e sabemos que em educação esses resultados sempre são a médio e longo prazos, pois se trata da formação humana, do desenvolvimento de conhecimentos para toda a vida" disse o Chefe do Executivo. 

Anos iniciais - Em 2011 o índice obtido foi de 4,9 para uma meta de 4,9, e em 2009 o Ideb observado foi de 4,4 para uma meta de 4,5. Colocado ao lado do índice do país, em um quadro comparativo, o Ideb nacional nessa etapa ficou em 4,9 (para uma meta de 4,7). O Ideb verificado em Santa Maria está bastante próximo da meta projetada para 2015, o que corrobora a avaliação de aprovação para as políticas em curso no ensino fundamental.Os anos iniciais do ensino fundamental são oferecidos prioritariamente pela rede municipal de ensino. O total de estudantes nos primeiros anos do fundamental é de 18.376 alunos com 1.516 professores em atividade na rede municipal, conforme o Censo de 2012.

Anos finais - Nos anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, o Ideb verificado foi de 4,3 para uma meta de 4,7 e mostrou um quadro de estabilidade em relação ao índice verificado em 2011 que também foi de 4,3. Para a secretária de Educação de Santa Maria, “essa estabilidade é importante sob o ponto de vista que no quadro demonstrativo nacional o desempenho verificado pelo Ideb não foi satisfatório e exigirá um concentração de esforços e políticas estratégicas específicas para um processo de recuperação em relação às metas estabelecidas”.

O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.

 

André Campos
Foto: João Vilnei
Secretaria Especial de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial