Inicial > Educação > Notícias > Alunos da EMEF Pão dos Pobres...

Secretaria de Município da Educação

17/07/2014

Alunos da EMEF Pão dos Pobres realizam VII Seminário de Educação Ambiental: da Teoria à Prática


Mais de 100 alunos das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da EMEF Pão dos Pobres Santo Antônio participaram, nesta semana, do VII Seminário de Educação Ambiental: Teoria À Prática. O diferencial do seminário é que foi organizado  e apresentado pelos estudantes de duas turmas de 9º ano, coordenados pelas professoras  Medianeira Garcia e Núbia Witt.

Durante os três dias do evento, de terça (15) a quinta (17), os alunos organizaram palestras, com base em pesquisas realizadas nas disciplinas de ciências e geografia, que abordaram temas como a Água, Saúde e Meio Ambiente; Mundo Virtual e Realidade Escolar; Tecnologia da Educação;  Grafite e Pichação; Sexualidade na Adolescência e na 3ª Idade; Violência contra a Mulher;  e Racismo e Drogas. O encerramento foi na manhã desta quinta, com um relato de experiências sobre o Ensino Médio, com os ex-alunos da escola.

O Seminário de Educação Ambiental da EMEF Pão dos Pobres teve sua primeira edição em 2008, e tem como objetivo incentivar a busca pelo conhecimento para que haja o crescimento pessoal e a integração com o pequeno e grande grupo, possibilitando o exercício da cidadania. A atividade também busca desenvolver a expressão oral e escrita dos alunos, vivenciar a interdisciplinaridade, promover a autoestima, através do trabalho coletivo, incentivando as diferentes habilidades, além de sensibilizar a comunidade escolar para as questões ambientais de âmbito local e global.

As coordenadoras explicam que o seminário trata a Educação Ambiental de forma mais ampla, incluindo questões sociais e comportamentais, como violências, sexo e drogas. “Tudo o que acontece no dia a dia tem uma influência no meio ambiente”, justificam.  As professoras Núbia e Medianeira acreditam que os alunos superaram as expectativas. “Os alunos que estão assistindo respeitam aqueles que estão transmitindo o conhecimento. A passagem de informações através de um colega é o mais importante para eles”, avaliam as coordenadoras.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: João Alves

 

 

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial